Ministro da Saúde considera fundamental a toma da dose de reforço porque aumenta em 87% a capacidade de resposta contra a variante OMICRON

Neste fim de semana em Santa Catarina de Santiago, O Ministro da Saúde Arlindo do Rosário, disse que quando uma pessoa com duas doses de vacina tomar a terceira dose de vacina aumenta a sua capacidade de defesa do organismo em mais de 87% contra esta nova variante Ómicron, por isso considerou ser fundamental que as pessoas procurem tomar a sua dose de reforço da vacina para poderem se proteger contra as duas variantes presentes em Cabo Verde a saber a Delta e a Ómicron.

Arlindo do Rosário disse ainda que a taxa de vacinação com a primeira dose para pessoas maiores de 18 anos a nível nacional, situa-se em 84,9%, e a segunda dose em 71%. Quanto a vacinação dos adolescentes os dados apontam para 46,5% e considerando que certamente o ritmo de vacinação dos adolescentes irá aumentar com a retoma das aulas.

“Este ritmo de vacinação dos adolescentes irá com certeza aumentar nos próximos dias com a reabertura das aulas e creio que em breve nós teremos uma taxa de vacinação de adolescentes muito mais elevada”.

Entretanto para a região que tem registado a menor taxa de vacinação a nível nacional a saber Santiago Norte, o Ministro realçou que tem também registado a mesma tendência para a vacinação nesta faixa etária, ou seja, inferior à média nacional.

Falando sobre a situação epidemiológica nas últimas semanas, o governante avançou que de 22 de dezembro a 06 de janeiro, o país registou cerca de 10.996 casos, alertando que num período de 15 dias o país registou um terço daquilo que tinha sido registado nos dois anos da pandemia.

Neste sentido, disse que é fundamental que se faça uso das medidas de prevenção que estão a disposição a saber a vacinação em massa tanto para a 1ª a 2ª e a dose de reforço bem como o uso de máscaras a higiene das mãos e o distanciamento físico. Recomendou ainda que as equipas de vacinação façam vacinação nas instituições que se aproveita a vacinação dos adolescentes para vacinar os Professores com a 3ª dose concluindo que “está mais do que provado que a vacina é útil, Salva Vidas e conjugado com as outras medidas ajuda a controlar a pandemia.

Artigos Relacionados