Atualização diária da evolução de COVID19 – 18 de abril 2020

Durante a conferência de imprensa habitual, deste sábado 18 de abril, o Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia, disse que está-se perante uma transmissão comunitária de Covid19 no conselho da Praia, com a confirmação dos 2 casos positivos anunciados hoje e que tem ligação com caso noticiado ontem.

Segundo Artur Correia, perante esta nova situação, implicam um maior rigor no cumprimento do Estado de Emergência, maior engajamento da população e maior responsabilização por parte dos cidadãos. Na ocasião chamou a responsabilidade dos profissionais da comunicação social na manutenção do clima de serenidade e possam continuar a contribuir para a luta contra o covid19.

Em relação ao caso da criança de 1 ano e 8 meses, que morreu no Hospital Agostinho Neto, Artur Correia esclareceu que as amostras da criança foram submetidos por volta das 02:00 da madrugada e os resultados do teste deram negativo para o covid19.

Anunciou que em relação aos casos suspeitos registou-se 5 nas últimas 24 horas, sendo 4 na Boa Vista e 1 no Tarrafal de Santiago.

Neste momento tem 37 amostras pendentes ou seja, à espera de resultados de testes, dos quais 36 no Conselho da Praia e 1 do Município de Santa Catarina de Santiago, todos ligados aos casos confirmados da capital.

Informou também que das 10 amostras da ilha de São Vicente, 8 deram resultados negativos e 2 serão repetidas para uma melhor análise laboratorial.

Quarentena domiciliar:

São Vicente – 51 pessoas

Sal- 20 pessoas

São Nicolau – 4 pessoas

Boa Vista- 147 pessoas

Praia -117 pessoas decorrentes da investigação epidemiológica ligado aos casos positivos do conselho.

Comunicou que na ilha da Boa vista a equipa técnica composta por profissionais de saúde, polícia nacional, militares e a protecção civil, está a fazer um trabalho de terreno, casa a casa, no bairro mais afectado, levando a mensagem de informação e senilização e a necessidade do engajamento comunitário nesta luta.

A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, reforçou a necessidade de se apostar nas medidas de prevenção sobretudo o distanciamento social, lavagem correta e frequente das mãos, ficar em casa, e demais recomendações das autoridades sanitária. Informou também sobre o site www.covid19.cv onde estão as informações sobre o país em termos de noticias, numero de casos entre outra informações.

Aproveitou a ocasião para esclarecer que as ações para a proteção de saúde pública muitas vezes começam antes dos comunicados oficias do governo, neste caso, pois segundo informou face ao resultado de um caso positivo de covid19, as ações de proteção de saúde pública começam imediatamente pelos responsáveis sanitários para evitar a propagação do vírus.

Neste sentido prestou uma homenagem a todos os 6 profissionais do Laboratório de Virologia, que segundo adiantou estão a trabalhar com profissionalismo e de forma incansável, para darem respostas às demandas e afirmou que não corresponde a verdade que os profissionais do referido laboratório estejam a dar informações antes do comunicado do governo.

Na conferência de imprensa de hoje estiveram o Diretor Nacional de Saúde e a Presidente do Instituto Nacional de Saúde pública.

Assista ao video neste link: https://web.facebook.com/ministeriodasaude.cv/videos/1115550562141591/

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados