Atualização diária sobre a evolução da COVID -19 – 12 de abril 2020

Durante a conferencia de imprensa habitual da Direção Nacional de Saúde para atualizar as informações sobre a pandemia de COVID19 em Cabo Verde, o Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia disse que nas últimas 24 horas, o sistema de vigilância epidemiológica do país detetou 8 novos casos suspeitos de COVID-19, em todo o território nacional. Está informação foi avançada, hoje, 12 de abril.

Acompanhado do Diretor do Serviço de Vigilância e Respostas às Epidemias, Domingos Teixeira, o DNS, detalhou que os 8 novos casos suspeitos detetados são 2 da ilha da Boa Vista, 4 da ilha de São Vicente e 2 na ilha de Santiago (1 na Praia e 1 em Sta. Catarina). Adiantou ainda que para os 2 casos suspeitos registados na ilha de Santiago os resultados foram negativos e para os restantes 6 de São Vicente e Boa Vista ainda se está a guardar pelos resultados.

Informou também que hoje chegaram a cidade da Praia, incluindo os 2 casos suspeitos acima referidos, 28 amostras da ilha da Boa Vista, fundamentalmente, relacionados pessoas em quarentena no Hotel Karamboa e prevê-se ainda a chegada de mais 30 amostras da ilha de São Vicente, incluindo os 4 casos suspeitos acima mencionados.

Em relação a quarentena domiciliar, Artur Correia disse que neste momento o país totaliza cerca de 530 pessoas em quarentena domiciliar, nomeadamente, nas ilhas de Boa Vista e São Vicente, sendo a Boa Vista com 207 pessoas que saíram dos hotéis e agora estarão em confinamento domiciliar e em São Vicente com 216 pessoas em quarentena domiciliar, fundamentalmente, pessoas que tiveram ligações diretas ou indiretas com o caso positivo confirmado da ilha.

Informou que hoje se completou o período de quarentena das 207 pessoas que estavam no hotel na ilha da Boa Vista e que todos foram submetidos a testes e a partir de agora estão em quarentena domiciliar.

Garantiu que os 207 funcionários do hotel que saíram de quarentena hoje após 14 dias, nenhum apresentava sintomas de covid19.

Artur Correia também aproveitou a ocasião para apelar a este funcionários que cumpram com confinamento domiciliar rigoroso e contribuam para evitar a eventualidade de propagação do vírus no nosso país.

Reafirmou que neste momento o foco é na deteção precoce dos casos suspeitos, diagnostica-los, isola-los e evitar outros males a população.

 “Até este momento a curva epidemiológica em Cabo Verde tem estado estável e para continuar estável é preciso que a população de Cabo Verde continue com este engajamento que tem demonstrado, de confinamento domiciliar, de evitar aglomeração de pessoas, de higiene das mãos e colaborar com as autoridades sanitárias, policias e da proteção civil.”

Para assistir a vídeo segue o link: https://web.facebook.com/ministeriodasaude.cv/videos/232791271413171/

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados