Atualização dos dados sobre a COVID19 – 13 de abril de 2020

Durante a conferência de imprensa, desta segunda-feira 13 de abril, o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário confirmou a informação dos 2 novos casos positivos de covid19 na ilha da Boa vista, explicando que são de 2 Cabo-verdianos (1 individuo de sexo feminino de 24 anos e 1 individuo de sexo masculino de 33 anos) que estavam em quarentena no Hotel Riu Karamboa e que estão em isolamento, no espaço destinado nos serviços de saúde da ilha, desde o dia 7 e 8 de abril. Segundo o Ministro este dois indivíduos estavam a apresentar sintomas respiratórios e no âmbito daquilo que estipula o plano nacional de contingência foram isolados e colhidas as amostras para análise em que os resultados foram conhecidos ontem.

Informou que das 28 amostras que vieram da Boa Vista, para além dos 2 casos positivos, 25 acusaram negativo e 1 vai ser preciso repetir os testes pois a quantidade da amostra não foi suficiente.

Comunicou também que o laboratório de virologia tem neste momento uma quantidade grande de amostras para analisar já que ontem foram recolhidas amostras de todos os trabalhadores que se encontravam em quarentena no hotel Riu Karamboa acrescido das amostras de São Vicente e de Santiago.

O Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia avançou que hoje foram registados 6 casos suspeitos na ilha de Santiago, sendo 4 na cidade da Praia e 2 em Santa Catarina de Santiago. Reforçou que das amostras recebidas da ilha de São Vicente um total de 29 incluem os 4 casos suspeito e que os resultados serão conhecidos nas próximas horas. Comunicou também que foram hoje recebidas 181 amostras provenientes dos trabalhadores que estavam em quarentena no hotel da Boa vista.

Artur Correia disse que tem havido informações de algum incumprimento da quarentena domiciliar por parte das pessoas que saíram do Hotel Riu Karamboa e neste sentido, apelou ao cumprimento das medidas de confinamento domiciliar pois trata-se de uma questão de responsabilidade com a da saúde dos Cabo-verdianos e dos Boa-vistenses, realçou.

O Diretor Nacional de Saúde aproveitou a oportunidade para apelar as Câmaras Municipais, os bancos e instituições publicas e privadas no sentido de assegurarem o distanciamento social das pessoas nas suas atividades e que se evite aglomerações de pessoas a todo custo.

Como forma de reposta ao questionamento sobre a saída dos trabalhadores que estavam no hotel, o Ministro informou que os mesmos estavam em isolamento desde o dia 19 de março e que todos os trabalhadores foram submetidos aos testes e em principio nos próximos 2 dias poderá se conhecer os resultados. Realçou que as autoridades vão acelerar a realização dos testes para sair da situação de indefinição e de prolongamento da situação.

Arlindo do Rosário deixou uma palavra de reconhecimento aos profissionais do laboratório de virologia que segundo o mesmo estão a fazer um trabalho meritório e disse que essa luta deve ser ganha com a autor-responsabilização de cada um. “Contamos com todos. As medidas são para serem cumpridas. A questão do distanciamento Social é para ser cumprida.”

A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima em resposta a questão colocada pelos Jornalista de quando é que serão liberados os resultados das amostras que vieram da Boa Vista, disse que o laboratório de virologia está a trabalhar em duas frentes com as mostras de Boa vista e de São Vicente, mas pensa que no prazo de 3 dias podem ser conhecidos os resultados. Maria da Luz Lima aproveitou a ocasião para recomendar o reforço das medidas de prevenção, de isolamento social, e chamar atenção para outras questões de saúde pública que devem ser vigiadas, nomeadamente com o aproximar de a época quente evitar a proliferação dos mosquitos, a questão dos doentes crónicos que devem manter os seus cuidados de alimentação e controlo bem como das crianças que devem continuar a seguir o calendário de vacinação.

Nesta conferência de imprensa o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário fez se acompanhar pelo Diretor Nacional de Saúde e pela Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública.

Assista ao video da Conferencia neste link: https://www.facebook.com/ministeriodasaude.cv/videos/581539459383692/

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados