Cabo Verde é o primeiro País em África financiado pelo Banco Mundial para aquisição de vacinas da Covid-19

Este financiamento adicional vem apoiar os esforços do país para a compra e distribuição de mais de 400.000 doses da vacina para COVID-19, bem como de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, fatos de proteção, etc., de modo a garantir a proteção dos profissionais da saúde na implementação eficaz da campanha de vacinação.

O Conselho de Administração do Banco Mundial (BM) aprovou, esta quinta-feira, 11 de fevereiro um financiamento adicional de cinco milhões de dólares americanos para um fornecimento justo e acessível de vacinas da COVID-19 para Cabo Verde. Esta é a primeira operação financiada pelo Banco Mundial em África e dos primeiros a nível mundial, para apoiar o plano de imunização de um país para COVID-19 e auxiliar na compra e distribuição da vacina em linha com a Iniciativa COVAX de Acesso Global às Vacinas de COVID-19.

Este financiamento adicional vem apoiar os esforços do país para a compra e distribuição de mais de 400.000 doses da vacina para COVID-19, bem como de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, fatos de proteção, etc., de modo a garantir  a proteção dos profissionais da saúde na implementação eficaz da campanha de vacinação.

O projeto financiará, igualmente, equipamento, transporte e armazenamento para uma cadeia de frio para as vacinas, e também uma melhoria das infraestruturas de saúde das ilhas do Sal e da Boavista para ajudar na reabertura do país ao turismo. Trata-se de um desenvolvimento do suporte de emergência fornecido pelo Projeto de Resposta Emergencial à COVID-19 de Cabo Verde.

Tudo isso é graças a um histórico eficiente e elevado do País, e na adesão em massa da população Cabo-verdiana nas campanhas de vacinação ao longo dos anos, e os esforços do Governo que, desde a primeira hora, esteve na linha da frente no combate a esta pandemia que levou com que Cabo Verde seja o primeiro País em África a ser financiado pelo Banco Mundial para a aquisição das vacinas da Covid–19

O projeto é implementado através da Célula de Execução do Projeto, criada, sob forma de equipa de trabalho, na Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) sob tutela do Ministério das Finanças (MF), em estreita colaboração com o Ministério da Saúde e da Segurança Social.

Fonte: https://www.governo.cv/cabo-verde-e-o-primeiro-pais-em-africa-financiado-pelo-banco-mundial-para-aquisicao-de-vacinas-da-covid-19/?fbclid=IwAR3noVmNd8LI2qDG2isA_Np0Lq9rs_93TmGB7cqiHyL9l71WKNlJe9a5jXw

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados