As 64.350 doses faz parte uma doação de 200.070 doses que deve chegar ao país até domingo dia 12 de dezembro em três remessas sendo que a primeira chegou hoje, a segunda de 70.200 doses chega no dia 10 de dezembro e outras restantes 65.520 doses deve chegar no domingo.
A chegada destas vacinas foi assistida pelo Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário e pelo Embaixador dos Estados Unidos Jeff Daigle.
Durante a sua intervenção o Primeiro-ministro agradeceu o gesto do governo dos Estado Unidos da América considerando ser “muito importante” para Cabo Verde, na sequência das primeiras vacinas da moderna recebidas há pouco tempo e que agora chegaram estas doses da pfizer que vai permitir que se possa alargar a vacinação aos jovens e adolescentes dos 12 aos 17 anos.
“Este gesto tem um valor muito especial porque vem no momento em que nós vamos despoletar a campanha de vacinação, mas também no memento em que Cabo Verde tem tido um bom desempenho na vacinação e no controlo da pandemia.
Ulisses Correia e Silva também reforçou o apelo a vacinação dizendo que não basta ter profissionais disponíveis, as vacinas é preciso as pessoas se disponibilizarem para a vacinação.
O Embaixador dos Estados Unidos da América, Jeff Daigle, disse estar imensamente feliz por representar o povo americano nesta cerimónia de receção das vacinas que segundo reforçou faz parte de um esforço global dos Estados Unidos para combater a pandemia da Covid19.
De lembrar que Cabo Verde já tinha recebido 100 mil doses de vacinas da moderna dos EUA, em outubro passado.