Cabo Verde regista o quarto caso positivo do COVID-19

Em conferencia de imprensa, o Ministro da Saúde e da Segurança Social Arlindo do Rosário, confirmou hoje, 25 de março, mais um caso positivo do novo coronavírus, mais precisamente na Cidade da Praia.

Trata-se de um cidadão cabo-verdiano, de 43 anos, que esteve em Portugal e França e tendo regressado ao país no dia 18 de março, dia que começou a vigorar as medidas de interdição de voos.

O governante, sublinhou que deste da sua chegada tem sido acompanhado pela equipa sanitária da Delegacia de Saúde da Praia, com contatos diários, após apresentar sintomas leves, foram tomadas todas as providências necessárias e transportado ao HAN, onde foi realizado o teste de despistagem com resultado positivo.

Neste momento está “clinicamente estável e com sintomas respiratórios leves, sem febre e sem falta de ar, e encontra-se no espaço de isolamento do hospital, em seguimento”.

Garantiu ainda Arlindo o Rosário que estão sendo adotadas medidas de rastreio a todas as pessoas que tiveram algum contato com o doente, inclusive os que regressaram no mesmo voo, do dia 18.

Tendo em conta esta situação, o Ministro disse à imprensa que ainda hoje o Gabinete de Crise estará reunido para discutir novas medidas de prevenção e, posteriormente serão anunciadas pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Por outro lado, está o Governo a trabalhar firmemente para reforçar o stock de reagentes e, por outro lado, a linha verde já foi reforçada com três profissionais de saúde, para efeito de triagem e ainda prevê-se a melhoria de atendimento com a introdução de uma psicóloga na equipa. Particularmente, em relação à Boa Vista, o Ministro avançou que o inglês foi ontem sepultado na ilha cumprindo todas as medidas de segurança, e a holandesa será evacuada para o país de origem ainda hoje. Entretanto não há nenhum novo caso registado, até o momento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados