Casos confirmados em Cabo Verde aumentam para três – Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou, hoje, que existem mais dois casos positivos na ilha da Boa Vista, perfazendo três o número de infetados pelo novo coronavírus em Cabo Verde.

Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, o ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, avançou que os dois novos casos confirmados são de um inglês, de 56 anos, “contactante” do primeiro caso, no Hotel Riu Karamboa, e o outro de uma holandesa de 60 anos, no Hotel Riu Palace Boavista.

Informou ainda que, seguindo as diretrizes do plano de contingência, todas as pessoas que trabalham nos dois hotéis na ilha da Boa Vista se encontram em quarentena.

“Em Boa Vista já se encontra uma equipa sanitária constituída por vários técnicos para fazer o levantamento da situação e tomar medidas que forem necessárias e para o reforço do tratamento dos casos que venham a ser confirmados”, disse.

Ainda segundo o Ministro da Saúde, que assegura que o estado clínico dos três confirmados em Boa Vista está “evoluindo bem”, o caso suspeito de São Vicente teve resultado negativo.

O tratamento, segundo Arlindo do Rosário é de suporte com o controle da patologia, tosse e febre, e no caso de agravamento do quadro clínico serão tomadas medidas de suporte respiratório.

Quanto ao Covid-19, o Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia, informou que o ministério, há cerca de dez dias, enviou a todos os hotéis normas orientadoras sobre a prevenção do vírus, sobre o que fazer perante uma situação de identificação de um caso suspeito.

Esclareceu ainda que os primeiros cinco ventiladores adquiridos para ajudar na situação de surto Covid-19 deverão chegar “a qualquer hora” ao país e que a ilha da Boa Vista já tem cinco ventiladores para dar respostas as necessidades patológicas.

Questionada sobre como está a funcionar a linha verde, o ministro da Saúde garantiu que está a funcionar muito bem e que tem havido chamadas permanentes para esclarecimentos sobre o vírus.

Na sexta-feira, 20, o Governo colocou a ilha da Boa Vista em quarentena até 04 de Abril após a confirmação positivo do primeiro caso de Covid-19 registado, tendo sido reforçadas um conjunto de medidas de restrição no país.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo. Mais de 11.100 morreram. Das pessoas infectadas, mais de 90.500 recuperaram.

Tendo surgido na China em dezembro, o surto espalhou-se, entretanto, por 182 países.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados