Chegaram 150 mil doses da vacina Astrazeneca a Cabo Verde: uma doação da Holanda

Chegou esta tarde, 05 de julho, no aeroporto Internacional Nelson Mandela, um voo da TUI, que transportava 150.150 doses da vacina Astrazeneca doados pela Holanda a Cabo Verde.

Para além das vacinas, vieram também, no mesmo voo, uma equipa de 35 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros e estudantes de medicina, holandeses e descendentes de Cabo-verdianos para apoiar a campanha de vacinação contra a covid19, no país.

O Diretor Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, que esteve no aeroporto a receber esta doação, considerou que se trata de uma “ajuda valiosa” para Cabo Verde, pois segundo disse, neste momento em que muitos países estão com dificuldades no acesso às vacinas através do mecanismo covax, em que a maioria das vacinas vinham da India, o país tem conseguido algumas ajudas importantes.

Jorge Noel afirmou que estas vacinas vão permitir continuar a vacinar a população elegível e cobrir mais pessoas com a campanha de vacinação em curso, bem como continuar a prosseguir a meta de alcançar 70% da população vacinada até ao final do ano.

Quanto as equipas de profissionais de saúde que chegaram, o Diretor Nacional de Saúde avançou que irão reforçar as equipas de vacinação nos municípios de Santiago, designadamente Praia e Santa Catarina de Santiago.

Estiveram também a acompanhada a chegada das vacinas, o Diretor do Gabinete dos Assuntos Farmacêuticos, Bruno Santos e a Delegada de Saúde da Praia, Ulardina Furtado.

Recordamos que o anúncio da chegada das 150 mil doses da vacina foi feita na última sexta-feira, 01 de julho, pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, á margem de uma visita efetuada aos municípios da Região Sanitária Santiago Norte.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados