Conferência de Imprensa: Balanço diário sobre a evolução da COVID -19 – 30 de abril 2020

Durante a conferencia de imprensa de hoje 30 de abril, feito pelo Diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças Prioritárias, Jorge Noel Barreto e pela Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, confirmaram a surgimento de mais 3 casos positivos de COVID-19 na Praia.

O Diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças Prioritárias avançou que de acordo com os resultados dos exames realizados no laboratório de virologia do dia 29 de abril de 2020, foram analisadas 93 amostras, dos quais registou-se:
• 3 casos positivos no Concelho da Praia
• 77 casos Negativos, sendo 64 na Cidade da Praia e 13 em São Domingos
• E ainda estão pendentes 13 amostras da Cidade da Praia, para análise.

Casos suspeitos: 5 sendo 1 no conselho da Praia, 1 de Santa Catarina de Santiago, 1 de Tarrafal de Santiago e 2 de São Vicente.

Amostras pendentes: 275 sendo 128 na Praia, 16 Santa Catarina de Santiago, 4 Tarrafal de Santiago, 27 de São Lourenço dos Órgãos, e 100 da Boa Vista.

Pessoas de quarentena: 457 sendo 313 na Praia, 15 em Santa Catarina de Santiago, 54 no conselho de Tarrafal de Santiago, 46 em São Lourenço do Órgãos, 5 em São Filipe do Fogo e 24 em São Vicente.

Cerca de 74% dos casos positivos de COVID19, são assintomáticos e 26 % são casos com sintomas leves.

Informou também que hoje foi feita uma revisão dos casos de covid19 no país e permitiu atualizar a informação estatística que será atualizado no site covid19.

Segundo avançou, do total de casos confirmados 121, sendo que Praia tem 60 casos representando 49%, Boa vista tem 56 casos representando 46%, São Vicente com 3 casos porque segundo informou os dois membros da família da paciente positivo da ilha cujo os resultados de teste para pesquisa de anticorpos deram positivo passam a configurar na estatística da ilha, daí os dados sobem para 3 casos na ilha de São Vicente representando 2,5% e Tarrafal com 2 casos representando 1,6%.

 A Presidente do INSP, Maria da Luz Lima, informou que até o presente momento o Laboratório de Virologia já realizou 1911 teste, explicando que o total deste teste não foram realizados somente para os casos suspeitos e confirmados, mas sim, em outros âmbitos nomeadamente para o controlo de qualidade interna e externa dos testes, na confirmação das amostras, e na formação de capacitação de técnicos para o reforço do Laboratório de Virologia. Informou que neste momento o país tem capacidade de 18.000 testes.

Maria da Luz Lima reforçou mais uma vez o apelo para as a pessoas continuem a cumprir com as medidas de prevenção e chamou atenção para as ilhas que já saíram de estado de emergência para que não baixem a guardada.

As medidas são essencialmente a lavagem regularmente das mãos e utilizar o álcool gel, e se sair de casa deve tomar banho ao regressar e separar a roupa utilizada, limpar sempre bem as superfícies de  muito contacto e evitar lugares de aglomeração bem como o distanciamento social.

Assista conferencia de imprensa neste link: https://www.facebook.com/ministeriodasaude.cv/videos/3174255575994508/

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados