Conferência de Imprensa diária sobre a COVID19 – 09 de maio de 2020

Artur Correia, Diretor Nacional da Saúde e a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, atualizaram as informações sobre a covid19 no país.

O DNS disse que se registou uma ligeira diminuição nos números de casos positivos na cidade da Praia, nas últimas 24 horas.

Casos positivos: 6 sendo 5 na Cidade da Praia e 1 em São Domingos.

Casos recuperados: mantém-se 56.

Casos suspeitos: 1 em São Vicente.

Pessoas em quarentena: 477 sendo a maioria na capital do país.

Em resumo até hoje, o país já contabiliza 236 casos positivos de covid19, sendo que 73% são da Praia e 24% são da ilha da Boa Vista.

Segundo o Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia, a boa notícia da Boa vista é que há vários dias não tem registado casos positivos.

Respondendo á questão colocada pelos jornalistas sobre o que explicaria a diferença entre os números de casos positivos entre Boa vista e Praia, Artur Correia disse que isso poderia se explicar pela densidade populacional da cidade da Praia em relação a ilha da Boa Vista, mas também reconheceu que o comportamento das pessoas tem um grande impacto nestes números. Apelou a que cada Cabo-verdiano faça a sua parte para que o país não sobre com esta pandemia.

Artur Coreia esclareceu também que segundo as evidências científicas 80% dos casos são assintomáticos e isso leva com que pessoas podem estar infetadas e não saberem. Mas o Ministério da Saúde está a programar a realização de estudos com os testes rápidos para detetar se as pessoas tiveram ou não contacto com o vírus.

Por fim, informou que a linha verde está este final de semana em restruturação e reafectação de profissionais e pediu a compreensão da população garantido que na próxima semana estará ultrapassada este processo.

Mais uma vez o Diretor Nacional da Saúde apelou a responsabilidade de cada cidadão para colaborarem com os serviços de saúde e evitarem a propagação do vírus para as suas famílias, vizinhos e contactos.

Assista ao vídeo aqui: https://web.facebook.com/ministeriodasaude.cv/videos/3025093740867570/?_rdc=1&_rdr

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados