Conferencia de Imprensa diária sobre a COVID19 – 18 de maio.

Durante a Conferência de imprensa habitual para o ponto da situação de COVID19 em Cabo Verde, hoje o Diretor Nacional da Saúde e a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública partilharam as seguintes informações:

No balanço semanal, Artur Correia adiantou que nas últimas 5 semanas epidemiológicas regista-se uma certa tendência estacionário, ou seja, está-se a conter a livre circulação do vírus na comunidade isso graças as mediadas de estado de emergência, colaboração da população e ao trabalho de terreno para testar, diagnosticar e tratar.

Comparou Cabo Verde em relação à taxa de ataque da pandemia com outros países, nomeadamente Portugal (2.7/1000), Espanha (6/1000), Canária (1/1000), China (0.8/1000), EUA (4,7/1000), Itália (3,8/1000) e Senegal (0.8/1000) e disse que Cabo Verde se situa em 0.6/1000, Praia 1.5/1000 e Boa Vista 1.8/1000. De acordo com Artur Correia isto mostra como é que o país se situa em relação a vários países que estão a enfrentar a pandemia.

A evolução da epidemia na ilha da Boa Vista verifica há 4 semanas seguidas sem registo de nenhum caso positivo na ilha isso, conforme frisou graças as medidas e a colaboração da população.

Em relação a Praia diz que a cidade capital até agora tem um comportamento igual ao país, isto é que neste momento a cidade capital está a caracterizar a epidemia de covid19 em Cabo Verde.

Apresentou a estimativa de previsão da epidemia na capital do país assinalando que está a trabalhar-se para evitar a subida brusca da curva da epidemia.

Casos confirmados: 328

Recuperados: 85

Óbitos: 3

Os bairros que tem mais casos: Vila Nova, Ponta d´Água, Eugenio Lima, Achada Santo António, e Cobon.

 Em termos de nº de testes PCR: já foram realizados 2700 sendo que nas ultimas 4 semanas tem variado entre 400 a 700 por semana epidemiológica.

Em ternos de testes rápidos: 1688 testes rápidos no período de 11 a 17 de maio.

Informou que se está a maximizar a aplicação destes testes rápidos em certos grupos de profissionais, nas empresas e nas comunidades para permitir saber em termos de circulação do vírus nas comunidades.

Até as 15:00h de hoje informou que

Casos suspeitos: 6 sendo 1 na Praia e 5 em Santa Cruz.

Casos internados: 238 sendo 233 na Praia e neste momento existem 7 internados no Hospital Agostinho Neto sendo que 2 inspiram mais cuidados. E as pessoas com sintomas ligeiros e os assintomáticos estão nos centros de isolamento da EHTCV, centro da Cruz Vermelha em Achada Grande Frente, no Estádio Nacional e no Hospital da Trindade.

Pessoas em quarentena: 417 que reflete a dinâmica da investigação em torno dos casos positivos e casos suspeitos, sendo que 249 na Praia, 75 na Santa Cruz, 10 em São Lourenço dos Órgãos, 9 em Tarrafal, 18 em São Domingos, 18 em São Vicente e 19 na Boa Vista.

A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, falou que em relação ao laboratório de virologia está se terminar a manutenção do equipamento e estipula que amanhã poderá se reiniciar os trabalhos e dar alguma resposta a situação. A manutenção preventiva faz parte da rotina do laboratório. Mas também há a instalação do novo equipamento que precisa ser preparado com as condições necessárias.

O Diretor Nacional de Saúde e a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, pediram uma compreensão a todos as pessoas que estão espera dos resultados assegurando que o Ministério da Saúde está a tudo fazer para retomar os testes a nível do diagnostico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados