Conferencia de imprensa diária sobre a evolução do COVID19 – 04 de maio de 2020

Segundo informações avançadas pelo Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia, durante a conferência de imprensa que teve lugar esta tarde na Cidade da Praia, os resultados dos exames realizados no laboratório de virologia até às 15 horas de hoje, foram os seguintes:

Das 77 amostras analisadas, foram diagnosticadas:
• 10 novos casos positivos todos do Concelho da Praia
• 65 casos negativos, sendo 44 da Praia, 16 da ilha da Boa Vista (6 de seguimento de casos confirmados, tendo 4 com critérios de alta); 3 de Santa Catarina e 2 de São Nicolau).

As situações a nível nacional foram notificadas:
• Casos confirmados= 175 casos
• Recuperados=37
• Óbitos=2
• Casos com infeção ativa=134

Para além deste dados O Director Nacional da Saúde traçou um balanço de da situação dizendo que segundo os dados disponíveis, a situação actual da ilha da Boa Vista está mais ou menos controlada e em relação à Cidade da Praia há um aumento crescente de número de casos.

De acordo com o Director Nacional da Saúde mais de 21 bairros da Cidade da Praia já registaram casos positivos da COVID-19, e destacou as zonas de Vila Nova/Moinho, Achada Santo António, Ponta d’Água e Achada São Filipe, como sendo as mais afectadas até este momento. Este responsável realçou que os locais de residência têm a sua relevância, mas que não se deve “levar à letra” esse detalhe, uma vez que a uma pessoa pode residir numa zona e passar a maior parte do tempo noutra zona. Entretanto, na estatística o que vai constar é a residência da pessoa.

Artur Correia fez saber também que já foram aumentados os sítios de isolamento na Cidade da Praia e que o Hospital Agostinho Neto ficou reservado para os casos mais graves que demandam maiores cuidados. Revelou que neste momento o referido hospital contabiliza 7 doentes internados e que os restantes doentes estão em isolamento no espaço da Cruz Vermelha, também na Escola de Hotelaria e Turismo, que já está com lotação esgotada. Em caso de eventuais necessidades, referiu o Estádio Nacional, situado em Achada São Filipe, pode ser mais uma alternativa para acolher mais doentes.

 Informou ainda que vai haver brevemente uma intervenção das autoridades sanitária em conjunto com outros parceiros nomeadamente a protecção civil para a desinfecção dos bairros da cidade da Praia. Nos próximos dias.

O Director Nacional de Saúde apelou mais uma vez a colaboração da população para a aplicação das medidas de prevenção e de distanciamento social, que segundo avançou, sem esta colaboração poderá haver uma piora da situação no país.

Mais informação neste link: https://www.facebook.com/ministeriodasaude.cv/videos/539241963436630/

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados