O Diretor Nacional da Saúde Artur Correia comunicou hoje durante a conferência de imprensa as seguintes informações:
Amostras analisadas: 73
Casos positivos: 11 sendo todos do Concelho da Praia
Casos suspeitos: 6 sendo 1 da Praia, 1 do Tarrafal de Santiago e 4 da ilha do Sal.
Doentes ativos: 234
Recuperados: 238
Óbitos: 5
Total de casos acumulados: 477
Artur Correia disse que os casos positivos na ilha do Sal desencadearam um conjunto e medidas de reforço sendo que hoje seguiu para aquela ilha uma equipa constituída por 2 médicos, 7 enfermeiros gerais, 1 técnico de laboratório e 1 técnico de estatística para reforçar a resposta a covid19 naquela ilha.
Informou ainda que também hoje seguiu para ilha de São Vicente, uma equipa do Laboratório de virologia para apoiar os técnicos na implementação de laboratório e dar formação para que dentro de breve a ilha possa começar a dar respostas em termos de realização dos testes PCR e responder a toda a região norte do país.
Artur Correia também aproveitou a ocasião para apresentar a condolências a família da pessoa que morreu ontem vítima de covid19 em nome do Ministério da Saúde e da Segurança Social.
Em relação a pergunta feita pelos jornalistas de que alguns presos estão dando entrada na cadeia sem serem testados, o Diretor Nacional da Saúde assegurou que a direção da cadeia tem um plano de contingência e que estarão a tomar todas as medidas para prevenir a entrada e a propagação da doença naquele estabelecimento prisional.
Este dirigente considerou ainda que os casos assintomáticos constituem um perigo maior para transmissão do novo coronavírus, porque as pessoas não têm sintomas e em muitos casos nem mesmo sabem se estão infetadas e isso aumenta o risco de transmissão na comunidade.
Informou que a grávida que foi evacuada da ilha do Sal para São Vicente, está tanto ela como o seu bebé com boa saúde, sendo que já foi efetuado um primeiro teste ao bebé cujo resultado foi negativo e vai ser repetido de novo, o teste.