Conferência de Imprensa diária sobre COVID19 – 04 de junho de 2020

O Diretor Nacional da Saúde e a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública Maria da Luz Lima, avançaram as informações atualizadas sobre a situação de covid19 no país:

Caso positivos: 25 sendo 18 na cidade da Praia e 7 em Santa Cruz.

Casos suspeitos: 8 sendo 1 na Praia, 1 no Sal, 2 em Boa Vista, 4 no Tarrafal e 1 em São Lourenço do Órgãos.

Pessoas internadas: 256 sendo 240 na Praia, 1 no Tarrafal, 10 em Santa Cruz, 4 no Sal e 1 em São Vicente.

Recuperados: 240 sendo 182 na cidade da Praia, 56 na Boa Vista, 1 no Tarrafal, 1 em Santa Cruz e 3 em São Vicente.

Pessoas em quarentena: 1336 sendo que aumentou por causa dos contactos dos casos positivos que estão a espera de serem submetidos aos testes e de número de pessoas que tem regressado ao país oriundo de vários países nomeadamente Portugal e Brasil sendo que segundo o Diretor Nacional da Saúde já foram diagnosticados 2 casos positivos entre as pessoas que vieram do Brasil.

Doentes ativos: 247

Informou ainda que até o momento o país contabiliza 16.000 teste entre rápidos e PCR realizados no país, e que a autoridade sanitária tem seguido a estratégia recomendada de testar, diagnosticar, tratar e recuperar, isso de acordo com as realidades de cada ilha e concelho.

Artur Correia instado a falar sobre o aumento de casos positivos no município de Santa Cruz, disse que atualmente regista-se 11 casos naquele concelho e que isso requer uma adequação das estratégias que passa necessariamente, pelo reforço das medidas preventivas e de vigilância epidemiológica e o reforço da equipa local. Informou que estes pontos já estão sendo equacionados, mas também apelou a responsabilidade da população e das instituições para se evitar a propagação do vírus na comunidade.

Respondendo sobre a questão de pessoas se recusarem a fazer os testes, Artur Correia disse que a constituição da república salvaguarda as questões de interesses supremos de saúde pública nacional e que a população tem colaborado sempre com as autoridades.

A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima esclareceu que em relação as amostras de outras ilhas nomeadamente Sal e São Vicente, chegaram ontem ao laboratório de virologia e que amanhã provavelmente serão conhecidos os resultados.

Comunicou também sobre um estudo de prevalência a covid19 que está a ser preparado para iniciar ainda este mês de junho, em todos os concelhos do país na população de 10 a 80 anos de idade, com um amostra provável de 6000 pessoas e que trará informações sobre a circulação do vírus a nível nacional.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados