Conferência de Imprensa diária sobre COVID19 – 10 de maio de 2020

Na habitual atualização dos dados, o Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia, avançou hoje as seguintes informações:

Casos positivos: 10 sendo todos do Concelho da Praia.

Casos suspeitos: 3 sendo todos da ilha de São Vicente.

Pessoas internadas: 176 sendo 167 na Praia, 7 na Boa Vista e 2 no concelho do Tarrafal.

Casos recuperados: mantém-se 56 sendo 49 da Boa Vista e 7 da Praia.

Resumo total: o país conta hoje com 246 casos positivos sendo 74% na Praia e 24% na Boa Vista. Artur Correia disse que em comparação os números dos casos positivos na Praia e na Boa Vista vê-se que apesar de a Praia ter muito mais casos tem uma taxa de ataque menor que o da Boa Vista, isto por causa do número da população em risco.

Informou ainda que 76% dos diagnósticos são feitos a partir dos contactos de casos confirmados e 24% são feitos a partir dos casos suspeitos.

Em relação ao stock dos testes, o Diretor Nacional da Saúde garantiu que o país conta com cerca de 18.000 kits de testes PCR e 30.000 testes rápidos. Até o momento já foram realizados mais de 700 testes rápidos retribuídos entre a Praia, Boa Vista e São Vicente.

O Diretor Nacional de Saúde adiantou também que os testes rápidos poderão vir a ser aplicados em caso de pessoas que viajam de uma ilha com transmissão ativa para outra sem casos.

Em relação as cadeias do país, garantiu que cada estrutura tem o seu plano de contingência e medidas de prevenção e proteção estão sendo tomadas com as autoridades judiciais para a prevenção do contágio nestes estabelecimentos prisionais.

Assinta a conferência na íntegra: https://web.facebook.com/ministeriodasaude.cv/videos/903787100061152/

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados