Conferência de Imprensa diária sobre COVID19 -12 de maio 2020

Na conferência de imprensa diária sobre covid19 – 12 de maio de 2020 Diretor dos serviços de Prevenção e Controlo de Doenças Jorge Noel Barreto comunicou os seguintes dados:

Das 25 amostras analisadas nas últimas 24 horas verificou-se

7 casos positivos todos da Praia.

Casos suspeitos: 1 do concelho de Santa Catarina

Pessoas internadas: 202 sendo 194 na Praia, 6 na Boa Vista

Casos recuperados: 61 sendo 47 Boa Vista, 10 na Praia e 3 em São Vicente

Pessoas com alta: 1 na Boa Vista 1 de São Domingos e 1 na Praia.

Em relação a proporção dos casos positivos/negativos, verifica-se que os casos negativos são maiores que os positivos.

Pessoas em quarentena: 372 sendo a maioria no Concelho da Praia.

Informou que em relação aplicação de testes rápidos, já foi aplicado na ilha da Boa Vista, até ontem foram testadas 262 pessoas em Rabil e Sal Rei todos com resultados negativos incluindo 4 profissionais.

Foi aplicado o teste a uma pessoa que tinha o diagnóstico positivo para covid19 e o resultado deu positivo para o anticorpo e isso significa já tem imunidade contra o SARS cov2.

Na Praia também já se iniciou a aplicação de teste rápidos sendo que até hoje tinham sido testadas 578 pessoas cujos dados estão ainda a ser trabalhados.

Jorge Noel Barreto referiu que se continua a ter a predominância de testes realizados em pessoas assintomáticos e contacto de casos positivos em relação a casos suspeitos.

Sobre a questão de se registar dados de casos que oscilam entre dias, a presidente do INSP Maria da Luz Lima, explicou que isso tem a ver com a origem das amostras, se forem de uma caso suspeito ou se foram de contactos de um caso positivo.

Disse ainda que o Laboratório de virologia tem entregado os resultados dos testes ás autoridades de saúde que vão primeiramente procurar os casos positivos por uma questão de se limitar a probabilidade de transmissão. Mas garantiu que hoje não há amostras pendente no laboratório de virologia.

Jorge Noel Barreto disse que a aplicação dos testes rápidos para pessoas que viajam deve ser acompanhado de uma avaliação criteriosa e a pessoa leva recomendações a cumprir no seu local de destino.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados