Conferência de Imprensa diária sobre COVID19 – 14 de maio de 2020

Durante a conferência de imprensa diária de hoje 14 de maio, o Diretor dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto e a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, partilharam os seguintes dados:

Das 84 mostras analisadas

Casos positivos: 26 no concelho da Praia, sendo 23 são contactos de casos positivos e 3 eram de casos suspeitos.

Casos suspeitos: 1 na Praia

Pessoas internadas: 244 sendo na Praia 236, na Boa Vista 7 e no Tarrafal de Santiago 2.

Pessoas em quarentena: 381 pessoas.

Pessoas com alta: 0 nas últimas 24:00h.

As amostras da Região Sanitária de Santiago Norte 5 , do Tarrafal de Santiago 1 e do Hospital Santa Rita Vieira 4, deram todas negativas.

Informou que hoje registou a situação de um doente grave no HAN, cuja evolução foi de ontem para hoje, que necessitou ser “entubado e ventilado”.

Na Praia hoje dos casos já notificado representa 80% e na Boa Vista representam hoje 17,8%. A taxa letalidade global está em 06% e a taxa de letalidade para pessoas como mais de 60 anos está em 7,7%.  

Jorge Noel Barreto informou também que houve hoje algum problema técnico com a linha verde no período de manhã, mas que isso foi ultrapassado por volta das 14:00 de hoje e linha está a funcionar normalmente.

Em relação Questões de espaços de isolamento em que se registou algumas situações de queixas, o Diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças pediu que haja mais colaboração entre as pessoas e os profissionais de saúde bem como o respeito pelas normas dos espaços de isolamento.

Em relação a situação levantada de uma criança, a DNS assegurou que manteve contacto com a Delegacia de Saúde da Praia para a verificação do caso e teve informações que está situação está sendo seguida.

A Presidente do INSP, Maria da Luz Lima, assegurou hoje que o laboratório de virologia tem estado a dar as respostas solicitadas diariamente e a sua capacidade de respostas tem sido verificado. Comunicou ainda que já foram adquiridos 3 equipamentos para o reforço do mesmo sendo que um deste equipamentos já se encontram no país.

Segundo Maria da Luz Lima, até o momento o Laboratório de virologia já realizou cerca de 2300 testes repartidos entre testes de diagnóstico confirmação de resultados e capacitação.

A presidente do INSP apelou as pessoas nas ilhas que já saíram do estado de Emergência para não baixarem a guarda e reforçarem as medidas de prevenção como o distanciamento físico, a higiene das mãos, limpeza regular das superfícies entre outras chamando atenção especialmente aos barbeiros e cabeleireiro para o uso de máscaras, limitar o número de clientes e manter a limpeza dos materiais e espaços.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados