Durante a conferência de imprensa diária de hoje 15 de maio, o Diretor dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças da DNS, Jorge Noel Barreto comunicou as seguintes informações:
Das 81 amostras analisadas, 69 foram para fins de diagnóstico, ou seja, para saber se as pessoas têm a infecção por novo coronavírus ou não e os resultados revelaram 11 casos positivos sendo 8 na Praia, 2 e São Domingos e 1 em Santa Cruz.
Nas últimas 24 horas, o concelho de Santa Cruz regista o seu primeiro caso positivo de covid19.
Informou que destes casos diagnosticados, 8 eram assintomáticos e 3 apresentavam sintomas sugestivos de covid19.
Casos suspeitos: 6 sendo 4 na Praia, 1 em Tarrafal de Santiago e 1 em São Vicente.
Casos em isolamento: 255 sendo 246 na Praia, 6 na Boa Vista, 2 no Tarrafal e 1 em Santa Cruz.
Pessoas com alta: 0 nas últimas 24:00h.
Paciente grave: 1 sendo que continua em estado critico e está internado no Hospital Agostinho Neto.
Pessoas em quarentena: 360
A Praia regista cerca de 80% do total dos casos registados, sendo que a Boa Vista representa 17%.
Nº de concelhos com casos de Sars-Cov-2 passa para 6.
A taxa de letalidade global está em 0,6% e a taxa de letalidade em pessoa com mais de 60 anos está em 7,4%.
O Diretor dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças da Direcção Nacional de Saúde informou também que 78% dos casos registados continua a ser de pessoas assintomáticas ou que não apresentavam sintomas e 22% são de pessoas com algum sintoma.
Quanto ao primeiro caso registado no Município de Santa Cruz, informou que se está a fazer toda a investigação epidemiológica para saber como é que foi infetado, já que “se trata de uma pessoa que não tem tido muita mobilidade”. No entanto, esclareceu que o paciente tem familiares na Cidade da Praia.
Comunicou que as pessoas diagnosticadas com covid19 de Santa Cruz bem como os novos dois casos de São Domingos vão ficar internados na Cidade da Praia.
Referente a situação da Cadeia Central, Jorge Noel Barreto, disse que ainda não se tem os resultados das amostras que se encontram pendentes.
Cabo Verde regista nesse momento 326 total de casos de covid-19, sendo 267 em Santiago, com 4 concelho afetados, 67 recuperados e 2 óbitos.