Conferência de imprensa sobre a COVID-19, de 24 de agosto de 2020

O balanço semanal sobre a evolução epidemiológica da COVID-19 no país, bem como a atualização dos dados desta segunda-feira, foi feito pelo Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia, acompanhado da Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, na habitual conferência de imprensa.

Até às 15 horas deste dia, os resultados verificados das amostras analisadas foram os seguintes:

Amostras analisadas: 71, a nível nacional.

Casos positivos: 13, sendo 5 nos Mosteiros, 4 em Santa Catarina, 3 em Ribeira Grande de Santiago e 1 na Praia.

Doentes ativos: 894, dos quais 732 em internamento institucional e 162 em internamento domiciliar.

Casos recuperados: mais 49 pessoas receberam alta, neste dia, somando um total de 2599 casos acumulados de recuperados.

Resumidamente, o país contabiliza, até o momento, um total de 3532 casos acumulados de COVID-19, dos quais 2599 recuperados e 37 óbitos.

O Diretor Nacional da Saúde iniciou a sua comunicação com palavras de apreço aos profissionais de saúde, homenageando a classe.

“Queria começar por fazer uma homenagem justa a todos os delegados de saúde e a todo o pessoal de saúde, que trabalha nas diferentes estruturas de saúde, pelo excelente trabalho que vêm fazendo no domínio da vigilância epidemiológica, da deteção precoce de casos suspeitos, do isolamento de casos confirmados e do seguimento de todos os contatos diretos dos casos confirmados”, louvou.

Na sequência, fez o balanço da evolução epidemiológica da COVID-19, das últimas quatro semanas, e informou que, a nível nacional, registou-se uma média de 202 casos, um mínimo de 217 e um máximo de 391.

A nível dos concelhos mais afetados, avançou os seguintes dados: Praia com uma média de 205 casos, um mínimo de 145 e um máximo de 288; Sal com uma média de 30 casos, um mínimo de 22 e um máximo de 38 e; Santa Cruz com uma média de 10 casos, um mínimo de 4 e um máximo de 19.

Relativamente ao número de reproduções (RT), informou que dados mais recentes apontam para 1.07, a nível nacional. A nível dos concelhos, especificou o seguinte: 1.28 em Santa Catarina; 1.17 na Praia; 0.95 no Sal; 0.45 em Santa Cruz e; 0.44 em Ribeira Grande de Santiago.

Ainda revelou que cerca de 30% dos casos confirmados registados, até o momento, são de pessoas pertencentes à faixa etária dos 20 aos 30 anos, e chamou a atenção dos jovens para a adoção de comportamentos responsáveis, de modo a não colocarem em risco os seus familiares, sobretudo os mais idosos.

No que se refere ao internamento hospitalar, noticiou que, neste dia, há registos de 18 doentes em internamento hospitalar, sendo 8 no Hospital Agostinho Neto, 6 no Hospital Regional Santa Rita Vieira e 4 no Hospital Regional São Francisco de Assis.

Na mesma ocasião, Correia reforçou o apelo às pessoas que estão em internamento domiciliar, para o cumprimento do compromisso que firmaram com as autoridades sanitárias, bem como a observarem as orientações recomendadas pelas mesmas.

Em relação às pessoas que aguardam pela resposta do teste de diagnóstico, a recomendação, segundo a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, é que cumpram, rigorosamente, todas as medidas de prevenção, e adotem condutas, como se tivessem um diagnóstico positivo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados