Conferência de imprensa sobre COVID-19, de 26 de agosto de 2020
A atualização dos dados relativos à evolução epidemiológica no país, desta quarta-feira, foi feita pelo Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia, na habitual conferência de imprensa.
Até às 15 horas deste dia, os resultados das amostras analisadas foram os seguintes:
Amostras analisadas: 340, a nível nacional.
Casos positivos: 62, sendo 34 na Praia, 6 nos Mosteiros, 5 na Ilha do Sal, 5 em São Domingos, 4 na Ilha da Boa Vista, 4 no Tarrafal de Santiago, 2 em Santa Cruz e 2 em São Filipe.
Doentes ativos: 877, sendo 759 em internamento institucional e 118 em internamento domiciliar.
Casos recuperados: mais 40 pessoas receberam alta, nesta quarta-feira, dos quais 25 na Praia, 7 na Ilha do Sal, 5 em Ribeira Grande de Santiago, 2 no Tarrafal de Santiago e 1 em São Domingos.
Resumidamente, o país contabiliza, até o momento, um total de 3630 casos acumulados da COVID-19, dos quais 2713 recuperados e 38 óbitos.
O Diretor Nacional da Saúde falou também da situação epidemiológica da Ilha do Fogo, mais precisamente, do Concelho de São Filipe que entrou, neste dia, para a estatística das localidades afetadas pela COVID-19, com o surgimento dos primeiros casos.
Entretanto, afiançou que o Ministro da Saúde e da Segurança Social, juntamente com uma equipa da Direção Nacional da Saúde, irá deslocar-se à referida ilha para se inteirar da situação, e que todas as medidas que se impõem ao aumento de vigilância sanitária e reforço do pessoal serão tomadas em tempo oportuno.
Ainda, com relação à Ilha do Fogo, Artur Correia informou que esta registou a sua primeira vítima mortal associada à COVID-19, no Concelho dos Mosteiros, e aproveitou a ocasião para, em nome do Ministério da Saúde e da Segurança Social, endereçar as condolências à família enlutada.
No que se refere ao número de doentes em internamento hospitalar, neste dia, fez saber que se encontram internadas um total de 20 pessoas, distribuídas em quatro hospitais, a nível nacional, sendo 8 no Hospital Agostinho Neto, dos quais 2 inspirando cuidados redobrados, 6 no Hospital Regional Santa Rita Vieira, 4 no Hospital Regional São Francisco de Assis e 2 no Hospital Baptista de Sousa, dos quais 1 carecendo também de cuidados redobrados.
Relativamente aos testes de diagnósticos realizados, anunciou que, até o momento, há um cumulativo de mais de 33 mil testes PCR e mais de 47.800 testes rápidos, a nível nacional, tendo congratulado com a posição de destaque que o país ocupa em termos de acesso aos testes, por cada 100 mil habitantes, em África.
Para responder à questão relativa ao número de profissionais de saúde que foram infetados peloNovo Coronavírus, a nível nacional, o Diretor Nacional da Saúde informou que, até o momento, há registo de um total acumulativo de 93 casos, com destaque para o Concelho da Praia com 70 casos, seguido da Ilha do Sal com 16, Santa Catarina com 4, Ribeira Grande de Santiago com 1, Santa Cruz com 1 e São Lourenço dos Órgãos com 1.
Artur Correia admitiu que é possível que a epidemia chegue a todos os cantos do país, porém que o desafio é controlar a sua evolução, de modo a retardar que ela se propague.
Antes de concluir o seu comunicado, Correia apelou a todos os cabo-verdianos a assumirem um compromisso, pessoal e familiar, em não sair de casa sem a máscara, evitar locais com aglomeração de pessoas, respeitar o distanciamento físico em espaços públicos, evitar contatos próximos, entre outros.
“Se todos cumprirem estas medidas, a COVID-19 vai reduzir drasticamente. Isso não depende dos profissionais de saúde, nem das medidas de políticas que são tomadas, mas depende grandemente da consciência das pessoas”, rematou.