Conferência de imprensa sobre COVID-19, de 09 de setembro de 2020

Conferência de imprensa sobre COVID-19, de 09 de setembro de 2020

A conferência de imprensa dando conta da evolução epidemiológica da COVID-19 no país, desta quarta-feira, foi dirigida pelo Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia.

Até às 15 horas deste dia, os resultados das amostras analisadas foram os seguintes:

Amostras analisadas: 405, a nível nacional.

Casos positivos: 73, sendo 27 na Praia, 10 em Ribeira Grande de Santiago, 8 em Santa Catarina, 6 nos Mosteiros, 5 na Ilha do Sal, 4 em São Miguel, 4 na Ilha de São Vicente, 2 em São Lourenço dos Órgãos, 2 em São Filipe, 2 na Ilha da Boa Vista, 1 em Santa Cruz, 1 em São Domingos e 1 no Tarrafal de Santiago.

Doentes ativos: 513, dos quais 432 em internamento domiciliar, sendo 289 na Praia, e 81 em internamento institucional, com destaque para os Concelhos da Praia, Tarrafal de Santiago e São Vicente.

Casos recuperados: mais 64 pessoas receberam alta, nesta quarta-feira, das quais 33 na Praia, 16 em São Miguel, 7 na Ilha do Sal, 4 em Ribeira Grande de Santiago, 3 nos Mosteiros e 1 em São Domingos.

Resumidamente, o país contabiliza, até o momento, um total de 4473 casos acumulados da COVID-19, dos quais 3915 recuperados e 43 óbitos.

Artur Correia realçou que a maioria dos resultados positivos obtidos, neste dia, pertence a amostras recolhidas na semana passada.

Neste dia, o país registou mais 1 vítima mortal associada à COVID-19. Conforme as informações avançadas pelo Diretor Nacional da Saúde, trata-se de um individuo de sexo feminino, de 59 anos e estava internado, com outros problemas de saúde, no Hospital Agostinho Neto.

No que se refere ao total de testes rápidos realizados, até momento, anunciou que, a nível nacional, contabiliza-se 52.434 testes.

Relativamente ao número de doentes em internamento hospitalar, fez saber que, neste dia, há registos de 30 pessoas internadas, sendo 13 no Hospital Agostinho Neto, 5 no Hospital Regional Santa Rita Vieira, 4 no Hospital Regional São Francisco de Assis, das quais 3 são casos suspeitos, 3 no Hospital Baptista de Sousa, 4 no Hospital Regional João Morais, das quais 1 caso suspeito, e no Hospital Regional Ramiro Figueira também 1 caso suspeito. Ainda sublinhou que todos os doentes internados apresentam um quadro clínico estável.

Correia deu também alguns esclarecimentos com relação ao preço do teste PCR estabelecido pela Entidade Reguladora Independeste da Saúde, e realçou que a norma é aplicável apenas aos viajantes, para voos internacionais. Entretanto, especificou que há um grupo de pessoas que estão isentas do pagamento desse teste, nomeadamente os doentes transferidos, os estudantes que viajam por motivos de estudos, entre outros.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados