Conferência de imprensa sobre COVID-19, de 21 de setembro de 2020

Conferência de imprensa sobre COVID-19, de 21 de setembro de 2020

Os dados relativos à evolução da COVID-19, desta segunda-feira, foram atualizados pelo Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia, acompanhado da Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, na habitual conferência de imprensa, onde também fez o balanço semanal da situação epidemiológica do país.

Conforme as informações anunciadas, os resultados obtidos das amostras analisadas, até às 15 horas deste dia, foram os seguintes:

Amostras analisadas: 189, a nível nacional.

Casos positivos: 24, sendo 10 em São Miguel, 8 em Santa Catarina, 3 na Praia, 1 em São Lourenço dos Órgãos, 1 no Tarrafal de Santiago e 1 na Ilha do Maio.

Casos ativos: 553, a nível nacional, sendo 383 na Praia.

Casos recuperados: registou-se mais 75 pessoas recuperadas, nesta segunda-feira, das quais 36 na Praia, 12 na Ilha do Sal, 7 em Ribeira Grande de Santiago, 6 em Santa Catarina, 5 nos Mosteiros, 4 no Tarrafal de São Nicolau, 2 na Ilha de São Vicente, 1 em São Miguel, 1 em Ribeira Grande de Santo Antão e 1 em Ribeira Brava.

Casos suspeitos: 36, a nível nacional, sendo 19 em Santa Catarina.

Resumidamente, o país contabiliza, até o momento, um total de 5281 casos acumulados de COVID-19, dos quais 4674 recuperados, equivalente a uma taxa de 89%, e 52 óbitos.

O Diretor Nacional da Saúde informou que nas últimas 4 semanas o país registou uma média de 396 casos.

Em relação à Praia, fez saber que houve uma redução de casos, após o pico de 288 casos, ocorrido na semana de 10 a 16 de agosto. Segundo adiantou, o concelho tem registado, desde há quatro semanas, com exceção da última que terminou, cerca de 239 a 258 casos semanais.

No que se refere aos outros concelhos da Ilha de Santiago, considerou que estes têm alguma estabilidade em relação às semanas anteriores. “Temos uma situação muito confortável em relação aos focos que tínhamos, nomeadamente em Santa Cruz, São Miguel e São Domingos”, frisou.

Ainda informou que a situação está também controlada nos dois concelhos afetados, até o momento, na ilha do Fogo.

Neste dia, o país registou mais um óbito associado à COVID-19. Conforme avançou o Diretor Nacional da Saúde, trata-se de um individuo de sexo feminino, de 57 anos, oriundo do Concelho da Praia.

A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, por sua vez, comunicou que o INSP, em parceria com outros institutos congéneres, está a trabalhar sobre um estudo para sequenciação genética para detetar o tipo de vírus que circula no país, e que o Governo pretende adquirir um sequenciador que, futuramente, poderá ajudar nessa investigação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados