Conferência de imprensa sobre COVID-19, de 23 de outubro de 2020

Conferência de imprensa sobre COVID-19, de 23 de outubro de 2020

A conferência de imprensa, desta sexta-feira, sobre a evolução epidemiológica da COVID-19, no país, foi dirigida pelo Diretor do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças Prioritárias, Jorge Noel Barreto, acompanhado da Presidente do Instituto Nacional De Saúde Pública, Maria da Luz Lima.

Até às 15 horas deste dia, os resultados das amostras analisadas foram os seguintes:

Amostras analisadas: 526, a nível nacional, dos quais 213 na Praia.

Casos positivos: 76, sendo 26 na Praia, 19 em São Filipe, 10 em Santa Catarina de Santiago, 5 no Paúl, 4 no Porto Novo, 3 em São Domingos, 2 em Ribeira Grande de Santiago, 2 em Santa Cruz, 2 no Tarrafal de Santiago, 2 na Ilha de São Vicente e 1 em Ribeira Brava.

Doentes ativos: 1068, dos quais 707 na Praia.

Casos recuperados: mais 94 pessoas receberam alta, nesta sexta-feira, das quais 69 na Praia, 8 em São Filipe, 7 em São Domingos, 5 em Santa Catarina de Santiago, 2 no Porto Novo, 1 em Santa Cruz, 1 em São Lourenço dos Órgãos e 1 na Ilha do Sal.

Casos suspeitos: 34, sendo 7 na Ilha da Brava, 7 em Santa Catarina de Santiago, 5 na Praia, 4 em São Miguel, 3 em São Domingos, 3 no Paúl, 2 em Santa Cruz, 1 em São Salvador do Mundo, 1 em São Filipe e 1 no Porto Novo.

Resumidamente, o país contabiliza, até o momento, um total de 8198 casos acumulados da COVID-19, dos quais 7034 recuperados, equivalente a uma taxa de 85,8%, e 94 óbitos, representando 1,1%.

O Diretor do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças Prioritárias informou que, nas últimas 24 horas, o país registou mais 3 óbitos associados à COVID-19, sendo nos Concelhos da Praia, São Filipe e Santa Catarina de Santiago, tendo especificado que as vítimas eram pessoas idosas com idade de 86, 90 e 91 anos, respetivamente.

Relativamente ao número de doentes em internamento hospitalar, fez saber que, neste dia, há registos de 22 pessoas internadas, sendo 11 no Hospital Agostinho Neto, das quais 1 em estado crítico, 7 no Hospital Regional Santa Rita Vieira, das quais 2 em oxigénio, 2 no Hospital Baptista de Sousa, 1 no Hospital Regional João Morais e 1 no Hospital Regional São Francisco de Assis.

No que se refere à taxa de incidência, informou que nos últimos 14 dias, com exceção da semana finda, há registos de 226 casos por 100 mil habitantes.

Neste último dia da campanha para as eleições autárquicas no país, a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública mostrou a sua preocupação com relação ao comportamento das pessoas, neste contexto atual da pandemia, e reforçou, mais uma vez, o apelo à população para cumprirem rigorosamente todas as medidas preventivas nesse período de fim de campanha, para evitar a propagação do vírus e o aumento de casos depois das eleições.

Na mesma linha, chamou atenção à responsabilidade das pessoas que testaram positivas e/ou que estão a aguardar pelos resultados dos testes, e que estão a fazer o isolamento domiciliar, para obedecerem todas as orientações das autoridades sanitárias, ficando em casa, no sentido de evitar que o vírus se propague pelas comunidades.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados