Conferência de Imprensa sobre COVID19 – 08 de julho de 2020

Na conferência de imprensa habitual para fazer o ponto de situação sobre a covid-19 em Cabo Verde, a presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública, Maria da Luz Mendonça avanço as seguintes informações.

Amostradas analisadas: 245, nas últimas 24 horas nos laboratórios de virologia da Praia e de São Vicente, 43 resultaram positivos e 156 negativos, sendo 1 resultado de doente em seguimento.

Casos positivos: 43 casos são todos da ilha de Santiago, tendo Praia registado 34 casos positivos e os restantes nos concelhos de Santa Cruz, Santa Catarina, Tarrafal de Santiago, São Miguel, São Domingos e São Salvador do Mundo com um caso respectivamente.

Questionada sobre atrasos nas análises de amostras das ilhas do Sal e São Nicolau, a presidente do INSP adiantou que devido a atrasos as amostras dessas ilhas chegaram aos laboratórios na terça-feira, pelo que estão a ser processadas.

Quanto aos atrasos nas respostas dos testes PCR Maria da Luz Mendonça, avançou que neste momento o pessoal está a atravessar um processo de reorganização do laboratório da ilha do Sal que estará em funcionamento dentro de dias.

No referente a exames pendentes com mais de 12 dias, asseverou que deve haver algum engano, pois, segundo disse, “não há no laboratório da praia exames pendentes”. Neste caso, aconselha as pessoas em espera a contactar a Delegacia de Saúde da Praia para saber o que está a passar.

Já no que respeita as máscaras em falta nos locais de quarentena, admitiu não ter qualquer conhecimento sobre o facto, mas acrescentou que a proteção dos doentes com máscara deve ser essencial durante o tratamento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados