O Conselho de Administração do Banco Mundial (BM) acaba de aprovar um empréstimo da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) no valor de 5 milhões de dólares – equivalente a três milhões e setecentos mil Direitos de Saque Especial (3.700.000 DSE).
Este crédito concessional será usado no sentido de apoiar na implementação de atividades de prevenção, deteção e resposta no Plano Nacional de Preparação e Resposta à COVID-19 em Cabo Verde.
Trata-se de um empréstimo com um período de carência de 10 anos. Ou seja, o país só vai começar a pagar a partir de 2030 e o prazo de pagamento será até 2059.
A Taxa Máxima de Comissão de Compromisso é de 0,5% por ano sobre o Saldo do Financiamento Não Desembolsado.
A Comissão de Serviço (Taxa de Juros) é de 0.75% por ano sobre o Saldo de Crédito Desembolsado.
Estes 5 milhões de dólares terão aplicação direta em:
(a) Aquisição de material médico e não médico de emergência, como luvas, máscaras cirúrgicas, respiradores, equipamento de proteção dos olhos e batas de isolamento, bem como materiais de prevenção e controlo de infeções para os profissionais de saúde e estruturas de saúde;
(b) Reforço das capacidades dos laboratórios nas estruturas de saúde identificadas através do fornecimento de consumíveis críticos, reagentes e estoque de equipamentos para emergências;
(c) Aquisição de equipamento médico, como equipamento de diagnóstico e suporte de vida e equipamento médico durável, como camas hospitalares e cirúrgicas e instrumentos cirúrgicos para apoiar a resposta, tratamento e isolamento de casos de infetados graves e críticos e;
(d) Aquisição de veículos para operações de emergência, incluindo para transporte de medicamentos, suprimentos, amostras de vigilância biológica e produtos sanguíneos.
De destacar a forma célere que a equipe trabalhou no sentido de se mobilizar estes recursos que darão uma boa garantia ao país nos próximos meses.