COVID-19: Banco Mundial aprova empréstimo de 5 milhões de dólares a Cabo Verde

O Conselho de Administração do Banco Mundial (BM) acaba de aprovar um empréstimo da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) no valor de 5 milhões de dólares – equivalente a três milhões e setecentos mil Direitos de Saque Especial (3.700.000 DSE).

Este crédito concessional será usado no sentido de apoiar na implementação de atividades de prevenção, deteção e resposta no Plano Nacional de Preparação e Resposta à COVID-19 em Cabo Verde.

Trata-se de um empréstimo com um período de carência de 10 anos. Ou seja, o país só vai começar a pagar a partir de 2030 e o prazo de pagamento será até 2059.

A Taxa Máxima de Comissão de Compromisso é de 0,5% por ano sobre o Saldo do Financiamento Não Desembolsado.

A Comissão de Serviço (Taxa de Juros) é de 0.75% por ano sobre o Saldo de Crédito Desembolsado.

Estes 5 milhões de dólares terão aplicação direta em:

(a)              Aquisição de material médico e não médico de emergência, como luvas, máscaras cirúrgicas, respiradores, equipamento de proteção dos olhos e batas de isolamento, bem como materiais de prevenção e controlo de infeções para os profissionais de saúde e estruturas de saúde;

(b)             Reforço das capacidades dos laboratórios nas estruturas de saúde identificadas através do fornecimento de consumíveis críticos, reagentes e estoque de equipamentos para emergências;

(c)              Aquisição de equipamento médico, como equipamento de diagnóstico e suporte de vida e equipamento médico durável, como camas hospitalares e cirúrgicas e instrumentos cirúrgicos para apoiar a resposta, tratamento e isolamento de casos de infetados graves e críticos e;

(d)             Aquisição de veículos para operações de emergência, incluindo para transporte de medicamentos, suprimentos, amostras de vigilância biológica e produtos sanguíneos.

De destacar a forma célere que a equipe trabalhou no sentido de se mobilizar estes recursos que darão uma boa garantia ao país nos próximos meses.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados