COVID-19: Cabo Verde reforçado com especialistas cubanos no âmbito da cooperação trilateral entre Cabo Verde, Cuba e Luxemburgo

Esta cooperação trilateral entre Cabo Verde, Cuba e Luxemburgo, consiste na vinda de uma equipa de 33 especialistas cubanos que inclui médicos, enfermeiros e epidemiologistas, para apoiar Cabo Verde na luta contra o novo coronavírus.

A apresentação pública deste projeto de cooperação, teve lugar hoje, 23 de abril, no Palácio do Governo, e contou com a presença do Ministro da Saúde e da Segurança Social, do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, da Embaixadora de Cuba em Cabo Verde e da Encarregada de Negócios do Luxemburgo em Cabo Verde.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidade, Luis Felipe Tavares, em nome do Governo, presidiu o ato, disse que este exemplo de cooperação triangular é para Cabo Verde muito importante, neste momento de Salvar Vidas.

Na ocasião a Encarregada de Negócios do Luxemburgo em Cabo Verde, Angèle da Cruz, sublinhou que Luxemburgo considera- se privilegiado em poder contribuir ao destacamento destes 33 especialistas de Cuba, especialmente, no momento em que o número de casos confirmados de COVID-19, tem vindo a aumentar no país, colocando assim cada vez maior pressão ao Sistema Nacional de Saúde de Cabo Verde.

Para Rosa Wilson, Embaixadora de Cuba em Cabo Verde, este tipo de cooperação deve servir de exemplo, por se considerado necessário nesses momentos de epidemia e isso deve permanecer e ser fortalecido. Momento esses considerados de solidariedade mundial por forma a fazer frente a esta epidemia que coloca em perigo toda a humanidade.

Esta brigada médica para emergências de catástrofes, calamidades e epidemia, que acaba de chegar a Cabo Verde, segundo a Embaixadora tem uma vasta experiência nesses tipos de situações.

De realçar que esta equipa médica cubana chegou ontem a Cabo Verde, e já estão em quarentena, após 14 dias serão distribuídos entre as ilhas de Santiago, São Vicente e Boa Vista.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados