Covid-19: Governo cria compensação extraordinária aos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde

O Governo decidiu criar uma compensação extraordinária, em forma de seguro de vida, aos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, em decorrência da Covid-19. A decisão saiu do Conselho de Ministros que esteve reunido nesta quinta-feira, 21 de maio, para balanço da situação do novo coronavírus – Covid-19 em Cabo Verde, tendo reavaliado e reforçado algumas medidas, conforme adiantou o porta-voz da reunião, Fernando Elísio Freire.

“Os trabalhadores do Serviço Nacional da Saúde estão na linha da frente e tem feito um combate extraordinário com grande espírito de sacrifício e estando sempre presentes”, considerou o Ministro, para quem, “se até ao momento há uma grande luta em Cabo Verde para ganharmos a guerra contra o Covid-19, temos que dar muito desse crédito aos profissionais da saúde porque estão a trabalhar arduamente”.

Fernando Elísio Freire avançou, ainda, que após a criação das condições dos equipamentos de proteção individual, o Governo achou que era preciso dar o próximo passo e criar um serviço de seguro de vida para os profissionais de saúde que eventualmente possam vir a perder a vida no combate à Covid-19.

Sobre o referido seguro de saúde ora criado, adiantou que o beneficiário será quem o trabalhador do SNS indicar e em caso de não indicar, serão os seus herdeiros legalmente reconhecidos.

“O orçamento estará no Ministério da Saúde e Segurança Social que fará a devida regulamentação do seguro de saúde aos profissionais da classe”, avançou Freire.

Para o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, esta é uma medida extremamente importante para aumentar a capacidade de intervenção dos profissionais de saúde, mas também considerou a medida como um gesto de reconhecimento e de proteção perante essa situação da pandemia da Covid-19.

“Acreditamos que com mais esta medida estamos a reforçar ainda mais a proteção dos nossos profissionais que merecem um reconhecimento da própria sociedade cabo-verdiana pelo extraordinário trabalho, assim como os profissionais de outras áreas que tem estado na linha da frente da luta contra o novo coronavírus”, concluiu.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp