COVID-19: Laboratórios de Virologia com maior capacidade de diagnóstico

COVID-19: Laboratórios de Virologia com maior capacidade de diagnóstico

Os Laboratórios de virologia em Cabo Verde estão melhor preparados, e apetrechados, tendo assim maior capacidade de diagnóstico, com qualidade, fiabilidade e maior rapidez nos resultados dos testes da COVID-19.

É o caso do Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública da Praia, que passou a ter, com a aquisição de um segundo aparelho – TermocicladorQuantStudio™ 5 Real-Time PCR System, maior capacidade de resposta laboratorial, e com isso em vez de 96 amostras, agora pode-se analisar 192 amostras em simultâneo. 

Por outro lado, o laboratório passou a ter um Extractor automático- ThermoScientific™ KingFisher™ Flex, que é um instrumento de extração automática laboratorial, para 96 amostras por execução. O mesmo oferece processamento altamente versátil e automatizado de partículas magnéticas para purificação de DNA/RNA, proteína ou células. Usando tecnologia revolucionária de separação de partículas magnéticas, este sistema fornece excelente reprodutibilidade e qualidade, levando a extrações limpas e permitindo resultados consistentes. 

Com a aquisição desses equipamentos, atualmente o laboratório da Praia pode processar 500 amostras diárias.

Outro ganho importante é a aquisição do Analisador Genético SeqStudio da Applied Biosystems, que oferece tecnologia de sequenciamento Sanger padrão ouro e análises de fragmentos de material genético e permite avançar com investigações a nível de estudos do SARS-CoV-2, assim como de outros vírus tais como HIV, Hepatites entre outros. Permite ainda a realização de estudo de estirpes circulantes no país e detectar eventuais mutações genéticas.  Perante a existência de novas estirpes detetadas em outros países, permite também fazer a vigilância dos casos e eventuais mutações. Além disso pode auxiliar em futuros estudos oncológicos, no sentido de perceber as características genéticas dos diferentes tipos que vigoram no país.

Esses ganhos conseguidos, derivam de um grande investimento feito pelo Governo, com objetivo de dotar o país de melhores condições para responder a todas as demandas laboratoriais a nível da virologia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados