COVID19 – Guia das Exigências Mínimas de Produção e de Uso de máscaras comunitárias

De acordo com a Portaria Conjunta nº 17/2020 de 28 de abril, do Ministério da Saúde e Segurança Social e do Ministério da Indústria, Comércio e Energia, foi elaborado o Guia das Exigências Mínimas de Produção e de Uso de Máscaras reutilizáveis no âmbito da COVID 19, divulgado no dia 1 de maio, cujo objetivo é definir as orientações técnicas de produção e de uso das máscaras de uso comunitário, os requisitos mínimos de proteção, bem como as dimensões e as recomendações de uso e higienização dessas máscaras.

Pelo que, as máscaras devem obedecer os requisitos mínimos a nível de proteção (a capacidade de filtração e de respirabilidade), ou seja, a máscara deverá permitir que o utilizador respire normalmente, enquanto o protege da contaminação da COVID 19.

O guia especifica 2 tipos de máscaras: as do Nível 1 que são destinadas a profissionais que não sendo da saúde trabalham em contacto frequente com o público, devendo estas possuir 3 camadas, sendo 2 de tecido e 1 de entretela; e as máscaras do Nível 2 que são destinadas a indivíduos no contexto da sua atividade profissional ou nas saídas autorizadas em períodos de confinamento, nomeadamente em espaços interiores com múltiplas pessoas, ou seja o público em geral. Estas máscaras devem possuir 2 camadas de tecido sem entretela ou 1 camada de tecido e 1 camada de entretela.

O guia especifica, também, três (3) tipos de tecido a utilizar na confecção das máscaras de uso comunitário, nomeadamente tecido natural: 100% algodão atóxico; tecido sintético: 100% poliamida; 100% polyester e polipropileno atóxico; tecido misto (sintético e algodão): 67% polyester e 33% algodão atóxico.

De relembrar que a boa higienização das máscaras comunitárias deve cumprir um conjunto de requisitos já divulgados e a utilização das mesmas deve ser adotada junto com as demais medidas de prevenção da propagação da COVID19.

Para mais informações consultar o Guia no neste link: https://covid19.cv/wp-content/uploads/2020/05/Guia_-Produ%C3%A7%C3%A3o-M%C3%A1scaras-comunit%C3%A1rias-reutiliz%C3%A1veis_COVID19_CABO-VERDE_IGQPI_30_04_2020_V3.pdf

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados