Diretor Nacional da Saúde apela a mais adesão à vacinação, e continuação das medidas preventivas contra a covid19

Apesar de reconhecer que o país atravessa um momento de diminuição dos números de casos nos últimos dias, Jorge Noel Barreto é cauteloso ao pedir a todos os Cabo-verdianos para “não baixarem” a aguarda quanto as medidas de prevenção contra a covid-19.

Durante a conferencia de imprensa semanal para o balanço da pandemia, dada na tarde de ontem segunda-feira, 26 de julho, o Diretor Nacional da Saúde voltou a reforçar o apelo à população no sentido de aderirem a vacinação contra a covid19, para evitar que a situação epidemiológica se descontrole.

“Tem havido procura, o que nós queremos é que as pessoas procurem mais”, enfatizou Jorge Barreto, reconhecendo que de acordo com os dados que dispõe até o momento, a taxa de vacinação é satisfatória, mas há necessidade da mais procura por parte da população porque quanto mais cedo melhor, para se alcançar a meta de vacinar 70% da população.

Conforme explicou é preciso entender que no caso de não se acelerar o processo de vacinação, principalmente na ilha de Santiago onde “há muito mais resistência”, poderá haver o descontrolo da situação e a necessidade de gastar recursos que podiam ser aproveitados para outras situações.

Segundo avançou até o dia 23 de julho, foram utilizadas 154.916 doses do total de vacinas recebidas (409.050), o que corresponde a cerca de 38% das recebidas.

Alguns concelhos do país têm registado taxas de vacinação com a primeiras doses acima do 50% nomeadamente, Tarrafal de São Nicolau 69%; Ribeira Grande de Santo Antão 67,8%; Paul 64%; Sal 62,4%; e Ribeira Brava 58,9%.

Um outro dado animador é que 82,5% de pessoas com 60 ou mais anos de idade estão vacinadas pelo menos com a 1ª dose; 44% de doentes crónicos; 37% de pessoas que trabalham com turismo; 56,7% dos professores; 20,5% dos polícias; 46,4%dos militares e 26,6% da população geral. A nível da população adulta estimada 137.311 pessoas já receberam uma primeira dose da vacina.

Em relação aos jovens entre 18 e 39 anos, já estão vacinadas 33.839 pessoas, cerca de 15,5% desta faixa etária.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados