Garantia Seguros disponibiliza 4000 testes rápidos para ajudar no controlo da COVID-19

O Ministério da Saúde e da Segurança Social recebeu esta manhã, na Cidade da Praia, uma doação de 4000 testes rápidos de COVID-19, da parte da Empresa Garantia Seguros.

Segundo o Administrador Executivo da Garantia Seguros, Luís Leite, trata-se do contributo da empresa relativamente à luta contra a COVID-19.

“A Garantia Seguros, como sendo uma companhia cuja missão é proteger e garantir a segurança aos cabo-verdianos, não poderia ficar indiferente a esta pandemia e a todo o esforço que o Governo tem estado a fazer. Neste sentido decidimos oferecer 4000 testes rápidos para ajudar na massificação do diagnóstico, pois esta luta deve ser de todos, e as empresas privadas devem dar o seu contributo”, sublinhou.

Luiz Leite revelou que parte do valor investido nessa ação foi retirado do “Prémio Garantia Comunidade 2020” que, por conta da pandemia, não pôde ser concretizado.

O Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia, considerou tratar-se de um gesto louvável que vai reforçar as ações de intervenção comunitária que estão sendo realizadas para rastreio, diagnóstico e tratamento.

“Nos estamos numa fase de massificação de testes rápidos de anticorpos em Cabo Verde, com maior força, aqui, na Cidade da Praia que é o epicentro da epidemia neste momento, e devo dizer que estes 4000 testes vão reforçar essa atividade intensa que estamos a fazer”.

 Artur Correia salientou que no âmbito das atividades de massificação de testes rápidos que as autoridades sanitárias têm em curso há já duas semanas, já foram realizados cerca de 3500 testes rápidos, contemplando alguns bairros da capital, o que permitiu que fossem detetados, através do teste laboratorial de PCR, alguns casos positivos precocemente. Segundo o Diretor Nacional da Saúde, o fato de se obter diagnósticos precoces permitirá que se atue proactivamente e mais rápido, impedindo que haja a propagação da epidemia.

Contudo, considera que os resultados obtidos até o momento são satisfatórios, uma vez que num total de 3500 testes realizados foram encontrados cerca de uma centena de casos positivos.

De referir que o País contabiliza até o momento cerca de 30.000 testes rápidos, para pesquisa de anticorpos.

Participaram também deste ato de entrega dos testes rápido, a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, o Diretor do Gabinete dos Assuntos Farmacêuticos, Bruno Santos e o Diretor dos Serviços Vigilância Integrada, Domingos Teixeira.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados