INSP apoia a Delegacia de Saúde do Sal na comunicação de risco relacionado com a covid19

A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima realizou este fim de semana, uma visita a ilha do Sal, para visitar o novo Laboratório de Virologia e manter contactos com as autoridades sanitárias locais sobre as estratégias de comunicação de risco para prevenção à covid19.

Durante a visita que começou este domingo 26 de julho, além de visitar o laboratório de virologia, Maria da Luz Lima realizou um encontro de trabalho com a Dra Ana Mendonça, Diretora do Laboratório BIOLAB, onde foi instalado o laboratório de diagnóstico do COVID19 da ilha do Sal, com o objetivo de melhorar a articulação e elaborar de um plano de ação do laboratório para os próximos tempos.

Ainda durante a sua estadia na ilha do Sal, a Presidente do INSP, reuniu com o Delegado de Saúde da ilha, José Rui Moreira, para tratar de entre outros assuntos, da estratégia de reforço da comunicação de risco no quadro da resposta à pandemia de covid19 na ilha. Um dos pontos abordados tem haver com a organização de uma formação destinado às equipas de intervenção comunitária, as ONGs e instituições parceiras sediadas na ilha. O objetivo desta formação que será organizado via vídeo conferência visa reforçar as capacidades dos técnicos em matéria de comunicação de risco e engajamento comunitário com vista a uma maior adesão da população da ilha às medidas de prevenção contra a covid19.

Recorda-se que o Laboratório de Virologia de Ilha do Sal começou a funcionar deste o dia 09 de julho, fruto de uma parceria público-privado entre o Instituto Nacional de Saúde Pública, entidade nacional responsável pelos laboratórios de saúde pública e o Laboratório de Análises Clínicas BIOLAB, com sede em Espargos, para materializar a estratégia do governo em reforçar o diagnóstico de covid19, através de abertura de laboratórios de virologia em algumas ilhas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados