INSP vai realizar de 17 a 23 de dezembro o II Estudo CAP sobre a Covid-19

O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o escritório conjunto do UNICEF/UNFPA/PNUD, realiza de 17 a 23 de dezembro em todo o país o II Estudo sobre Comportamentos Atitudes e Práticas, sobre a covid-19.

Esta é uma operação de investigação que o Instituto Nacional de Saúde Pública pertente realizar, com o objetivo de analisar conhecimentos, atitudes e práticas da população residente em Cabo Verde em relação à COVID-19.

De acordo com a Presidente do INSP, Maria da Luz Lima, pretende-se ir ao tereno e compreender na população, como estão a ser implantadas as medidas de prevenção divulgadas e quais as principais barreiras.

“Já tínhamos realizado um primeiro estudo CAP, durante o Estado de Emergência (fevereiro a março), mas em formato online, dado a situação de limitação de circulação que vigorava na altura. Mas agora, nove meses depois do início da pandemia, é necessário compreender quais os comportamentos, atitudes e práticas têm a nossa população.

Vão ser inquiridas cerca de 2600 pessoas com idade a partir dos 12 anos, aliás isto é uma das particularidades deste II Estudo, pois inclui os adolescentes e será realizado tanto no meio urbano como rural, para ser representativa da população cabo-verdiana.

Os dados serão recolhidos por inquiridores devidamente treinados para aplicar o questionário. Para se garantir a segurança dos inquiridores e dos inquiridos, será mantido o distanciamento físico de segurança entre os intervenientes. Ademais, o uso de meios físicos de proteção (máscaras), bem como medidas de higiene serão cuidadosamente observadas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados