Ministro da Saúde e da Segurança Social em entrevista a RFI diz que o governo está a reforçar todas as medidas para prevenção e contenção da pandemia de COVID19 no país

Arlindo Nascimento do Rosário declarou hoje, 03 de abril, em entrevista a Rádio França Internacional (rfi) que o Governo de Cabo Verde tem adotado todas as medidas para prevenção e contenção da pandemia do novo coronavírus no país.

Confirmou que até o momento regista-se seis casos de covid-19 e a declaração do Estado de Emergência permitiu ao governo cabo-verdiano aplicar novas medidas de prevenção do vírus, sobretudo medidas de isolamento e distanciamento social, reforço da vigilância e da contenção e acompanhamento dos casos.

Em relação ao Laboratório de Virologia, o Ministro disse que o governo tem apostado na otimização de todos os recursos. “o laboratório de virologia passou a trabalhar 24 horas por dia na Cidade da Praia.”

Quanto a questão de transporte de amostras das ilhas para a cidade da Praia, o governante disse que necessariamente com o estabelecimento de estado de emergência e a restrição de circulação entre as ilhas optou-se por rentabilizar e tornar mais eficiente o próprio laboratório de virologia adotando todas as medidas de prevenção e isolamento perante um caso suspeito bem como o acompanhamento até que se tenha o número suficiente de amostras que são envidos ao laboratório de virologia para realização dos testes.

Arlindo do Rosário adiantou ainda que o governo está a trabalhar na possibilidade de implementar a capacidade de realização dos testes de covid19 nas outras ilhas.

“Nós estamos a trabalhar na possibilidade de realizar teste nas ilhas onde já temos os aparelhos nomeadamente em São Vicente, na ilha do Sal e na Boavista e isso irá permitir que possamos fazer a descentralização fincando laboratório de virologia como o laboratório de referência para confirmação dos resultados.”

O Ministro garantiu que neste momento o país tem o número suficiente de teste, mas que tem contado com os apoios de parceiros nomeadamente a Associação Alibaba, para além de outros que vão chegar através da OMS.

Para além das medidas de distanciamento social a aposta tem sido no reforço da comunicação e sensibilização da população que segundo este governante tem colaborado com as autoridades no cumprimento das medidas.

“Até o momento digo que sim, as pessoas estão em casa e estão cumprindo o que a autoridade tem definido. Poderá haver algum descontentamento porque são mediadas que atingem as pessoas em todo o seu quotidiano com implicações económicas no dia a dia. E neste sentido o governo tem estado a dar alguma segurança às pessoas e poder ajuda-las a enfrentar melhor a situação” acrescentou.

O Ministro da Saúde e da Segurança Social reconheceu a parceria do governo português em continuar a apoiar Cabo Verde no campo sanitário, nomeadamente com a evacuações dos doentes para tratamento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados