O Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, recebeu nesta manhã de terça-feira 28, uma visita de cortesia de uma missão do Banco Mundial que se encontra em Cabo Verde de 27 de setembro à 02 de outubro, no âmbito do seguimento do Projeto Resposta de Emergência a Covid-19.
Esta missão à Cabo Verde tem o objetivo de fazer um balanço de implementação do Projeto de Resposta de Emergência à COVID-19 assim como das atividades dos dois financiamentos adicionais, fazer o seguimento do progresso da implementação do Plano Nacional de vacinação contra COVID-19 e identificar áreas para apoio adicional.
Acompanhado pela Representante do Banco Mundial em Cabo Verde, Eneida Fernandes, a Missão chefiada por Edson C. Araujo (Economista Sênior) e integrado por Gaston Sorgho (Gerente de Prática HNP GP, África Ocidental e Central), Alexandre Santos (Consultor Sênior de Saúde Pública), Cláudio Machado (Sênior Digital Consultor Especialista em Desenvolvimento) considerou que Cabo Verde tem sido um exemplo na resposta a pandemia de Covid19.
A missão elogiou a prestação de Cabo Verde em relação luta contra a pandemia de Covid19 e na vacinação, considerando que o nosso país é um exemplo em África, ressaltando que um dos objetivos da missão é discutir com as autoridades sanitárias questões do pós Covid19, pois segundo frisaram nenhum país está imune a uma nova epidemia e por isso, há que pensar e projetar questões que prendem com o fortalecimento da segurança sanitária, nomeadamente ligado ao desenvolvimento laboratorial, capacitação do profissionais e reforço da rede das infraestruturas de saúde e dos sistemas de saúde no geral.
Um outro assunto que também o Banco Mundial abordou com o Ministro da Saúde é a questão do Sistema de Informação Sanitária Integrada que possibilite uma interação maior com as populações especificamente informações ligadas a cartografia, informações epidemiológicas, entre outros.
Por sua vez, o Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, congratulou-se com as considerações da equipa internacional e reforçou que a campanha de vacinação no país está a um bom ritmo, sendo que até o momento cerca de 80% da população está vacinada com a primeira dose e mais de 35% completamente vacinada.
Entretanto, o Ministro considerou que os esforço ainda são precisos para se continuar a lutar contra a pandemia nomeadamente com o reforço dos meios, matérias e equipamentos de saúde, sobretudo nas ilhas turísticas, a capacitação dos profissionais, o reforço da rede de laboratórios de saúde pública, e de entomologia e na implementação do Regulamento Sanitário Internacional.
Arlindo do Rosário também na ocasião reconheceu todo o apoio que o Governo de Cabo Verde tem recebido do Banco Mundial, especialmente neste contexto de enfrentamento da pandemia pelo SARS-CoV-2 e elogiou todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela representação local neste combate e na vacinação.
Esta missão que está em Cabo Verde de 27 de setembro a 01 de outubro ainda vai manter reuniões de trabalho com várias instituições do sector da saúde (DNS, INSP, PNV) Ministério das Finanças, NOSI, Instituto do Turismo entre outras.