Missão do Banco Mundial elogia a prestação de Cabo Verde no combate a pandemia e na vacinação contra a covid19

O Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, recebeu nesta manhã de terça-feira 28, uma visita de cortesia de uma missão do Banco Mundial que se encontra em Cabo Verde de 27 de setembro à 02 de outubro, no âmbito do seguimento do Projeto Resposta de Emergência a Covid-19.

Esta missão à Cabo Verde tem o objetivo de fazer um balanço de implementação do Projeto de Resposta de Emergência à COVID-19 assim como das atividades dos dois financiamentos adicionais, fazer o seguimento do progresso da implementação do Plano Nacional de vacinação contra COVID-19 e identificar áreas para apoio adicional. 

Acompanhado pela Representante do Banco Mundial em Cabo Verde, Eneida Fernandes, a Missão chefiada por Edson C. Araujo (Economista Sênior) e integrado por Gaston Sorgho (Gerente de Prática HNP GP, África Ocidental e Central), Alexandre Santos (Consultor Sênior de Saúde Pública), Cláudio Machado (Sênior Digital Consultor Especialista em Desenvolvimento) considerou que Cabo Verde tem sido um exemplo na resposta a pandemia de Covid19.

A missão elogiou a prestação de Cabo Verde em relação luta contra a pandemia de Covid19 e na vacinação, considerando que o nosso país é um exemplo em África, ressaltando que um dos objetivos da missão é discutir com as autoridades sanitárias questões do pós Covid19, pois segundo frisaram nenhum país está imune a uma nova epidemia e por isso, há que pensar e projetar questões que prendem com o fortalecimento da segurança sanitária, nomeadamente ligado ao desenvolvimento laboratorial, capacitação do profissionais e reforço da rede das infraestruturas de saúde e dos sistemas de saúde no geral.

Um outro assunto que também o Banco Mundial abordou com o Ministro da Saúde é a questão do Sistema de Informação Sanitária Integrada que possibilite uma interação maior com as populações especificamente informações ligadas a cartografia, informações epidemiológicas, entre outros.

Por sua vez, o Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, congratulou-se com as considerações da equipa internacional e reforçou que a campanha de vacinação no país está a um bom ritmo, sendo que até o momento cerca de 80% da população está vacinada com a primeira dose e mais de 35% completamente vacinada.

Entretanto, o Ministro considerou que os esforço ainda são precisos para se continuar a lutar contra a pandemia nomeadamente com o reforço dos meios, matérias e equipamentos de saúde, sobretudo nas ilhas turísticas, a capacitação dos profissionais, o reforço da rede de laboratórios de saúde pública, e de entomologia e na implementação do Regulamento Sanitário Internacional.

Arlindo do Rosário também na ocasião reconheceu todo o apoio que o Governo de Cabo Verde tem recebido do Banco Mundial, especialmente neste contexto de enfrentamento da pandemia pelo SARS-CoV-2 e elogiou todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela representação local neste combate e na vacinação.

Esta missão que está em Cabo Verde de 27 de setembro a 01 de outubro ainda vai manter reuniões de trabalho com várias instituições do sector da saúde (DNS, INSP, PNV) Ministério das Finanças, NOSI, Instituto do Turismo entre outras.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados