O Conselho de Ministros esteve reunido ontem, 14 de fevereiro de 2022, num encontro extraordinário em que se decidiu prorrogar a situação de contingência em todo o território nacional

O Conselho de Ministros reuniu-se, extraordinariamente, esta segunda-feira, 14 de fevereiro, e decidiu prorrogar a situação de contingência em todo o território nacional. A decisão surge de uma análise efetuada pela Direção Nacional de Saúde sobre situação epidemiológica em Cabo Verde provocada pela pandemia da Covid-19.

Esta manhã, em conferência de imprensa, a Ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Filomena Gonçalves avançou que o Governo concluiu que há necessidade de manutenção de um conjunto de medidas de prevenção e de contenção, para salvaguarda da saúde pública e preservar a capacidade de resposta do sistema nacional de saúde.

Segundo a governante, nos últimos dias, há uma melhoria continuada da situação pandémica. Entretanto, a taxa de positividade ainda se situa nos 77 por 100 mil habitantes, superior ao patamar internacional recomendado dos 25 por 100 mil habitantes. Para tal o Governo acredita que é preciso manter os incentivos à vacinação contra o vírus da Covid-19, na aceleração do processo de administração da dose de reforço. Já no que se refere ao Carnaval e 4ª feira de Cinzas, actividades culturais e tradicionais que implica aglomeração de pessoas, podará vir a complicar consideravelmente as medidas de prevenção e contenção no combate à propagação do SARS-CoV-2.  Nesse sentido, excecionalmente, não será decretada a tradicional tolerância de ponto nesta época. A medida entra em vigor às 00h00 do próximo dia 19 de fevereiro e vigorará durante quinze dias.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados