Ponto da situação da pandemia em Cabo Verde a 25 de junho de 2021

Segundo o Diretor Nacional da Saúde, Jorge Noel, Cabo Verde continua a registar a tendência de melhoria dos casos novos identificados de covid19, uma tendência que está a verificar-se praticamente em todo o país com exceção de alguns concelhos.

Segundo avançou Jorge Noel, em termos de taxa de incidência acumulada não existe neste momento nenhum concelho com taxa inferior a 25/100.000 hab. Sendo que 13 concelhos estão com a taxa de incidência entre 25 e 150/100.000 hab. que o Diretor Nacional da Saúde considera bastante favorável, e outros 9 concelho em que esta taxa de incidência acumulada superior a 150/100.000 hab. Sendo que a maioria com uma tendência para melhoria.

Segundo avançou Jorge Noel a tendência decrescente está a verificar-se na maioria dos concelhos do país, a exceção dos 6 concelhos nomeadamente Tarrafal de Santiago, São Lourenço do Órgão e Santa Catarina do Fogo que apresentam uma situação estacionaria enquanto Mosteiros e Brava verificaram um ligeiro aumento.

No que tange a taxa de transmissibilidade considera o Diretor Nacional de Saúde que a situação é bastante favorável exceto em São Nicolau e Brava. Esta taxa está inferior a 1 nas restantes ilhas e o objetivo segundo disse é que esta taxa atinga valores inferiores a 1 e se mantenha. Até o dia 02 de junho esta taxa de transmissibilidade era de 0,82% a nível nacional.

O Diretor Nacional reforço a necessidade de se continuar a cumprir com as medidas de prevenção contra covid19 para se continuar a melhorar as condições epidemiológicas do país quanto a covid19.

Considerou também que pelo facto de o país ter ainda uma taxa de ataque muito baixa, população esta ainda muito suscetível a infeção e as novas vagas de novas variantes e as suas consequências.

Por isso, apelou a adesão a vacinação no sentido de se mitigar o impacto da pandemia na saúde das pessoas, pois segundo disse o país tem situação confortável em termos de dose de vacinas. e anunciou que 20% da população adulta de cabo verde já vacina com a 1ª dose da vacina e o concelho do Sal está a liderar na vacinação.

Estas informações foram avançadas pelo Diretor Nacional de Saúde, durante a comunicação feita a nação pelo Governo nesta sexta-feira 25 de junho de 2021.

Acompanha o vídeo AQUI.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados