Presidente do INSP de visita à Região Sanitária de Santo Antão, no âmbito do reforço das ações para prevenção da covid19

A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, efetuou uma visita a Região Sanitária de Santo Antão, no âmbito do reforço das ações de comunicação de risco, na região. Na ocasião participou da sessão de capacitação dos voluntários para Agentes Multiplicadores Pedagógicos, organizado pela RSSA, para o trabalho de terreno porta-a-porta junto das comunidades, como forma de combater a COVID 19.

De acordo com a RSSA, com o aumento exponencial dos casos de covid-19 no país e também na RSSA, sentiu-se a necessidade de fazer um contato mais direto com a população, sendo que num estudo realizado recentemente, verificou-se que o método de comunicação porta a porta representa uma das estratégias mais eficientes na transmissão de informação de Covid-19.

O INSP também apresentou recentemente, os resultados de II Estudo CAP sobre a covid19, realizado em dezembro de 2020, em que uma das conclusões apontava para necessidade de desmistificação de alguns mitos relacionados com a origem do vírus e uma maior ação de comunicação comunitária.

Participaram desta ação de capacitação, voluntários das instituições parceiras como Bombeiros, Cruz Vermelha, entre outros. O ato contou com a presença da Diretora da Região Sanitaria de Santo Antão, Ângela Gomes e do Delegado de Saúde do Paul Alexandre Alves.

A referida formação que teve lugar ontem (12 Maio) no Auditório Liceu Januário Leite, Paul, teve a duração de 4h, onde foi abordado diversos temas como:

– COVID – 19, o que é importante saber – Dra. Ângela Gomes

– Comunicação assertiva e gestão de conflitos – Psicóloga Marina Monteiro

– Sessões práticas: demonstração das técnicas corretas, uso das medidas de prevenção e dos EPIs (Equipamento Proteção Individual) – Dr. Alexandro Alves

– Postura e Comunicação de um Agente – Técnica Comunicação Matilde Barbosa

– Perguntas mais frequentes e simulações situações no terreno – Técnica Comunicação Matilde Barbosa.

Esta deslocação da Presidente do INSP, enquadra-se no âmbito do reforço da ações de prevenção da covid-19 às ilhas de São Vicente e Santo Antão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados