Primeiro Ministro lança a campanha de vacinação contra covid19 para crianças dos 5 aos 11 anos

Iniciámos hoje a campanha de vacinação contra covid19 para crianças dos 5 aos 11 anos de idade, com um acto simbólico na Escola Básica de Achada Grande, aqui na cidade da Praia.

Nós ainda estamos em Pandemia, apesar dos poucos casos registados em Cabo Verde. O que quer dizer que devemos continuar a nos proteger.

Em todas as faixas etárias, estamos com um nível global de vacinação à volta dos 86%. Dos 12 aos 100 anos, com a 3.ªdose, o valor é mais baixo, à volta de 40 por cento, mas este combate só pode ser vencido até ao final com a maior protecção possível.

A vacinação nesta faixa etária, dos 5 aos 11 vai permitir completar bem o processo.

Gostaria de agradecer o Governo dos Estados Unidos da América, por mais esta oferta a Cabo Verde, o que nos permitiu iniciar esta campanha hoje. Agradecer por este gesto bonito, porque é diferente dos outros, é para a protecção das crianças.

Os EUA têm sido um parceiro de referência de Cabo Verde, também na vacinação. Tinham oferecido ao nosso país doses em quantidade suficiente para acelerarmos o processo de vacinação, na altura do surgimento dos primeiros casos, e agora, voltam a nos apoiar com vacinas específicas para esta fase etária.

Ela é segura! Espero que os pais possam dar a devida autorização para as crianças se vacinarem. É bom continuar a proteger, porque isso só dignifica Cabo Verde enquanto país e as nossas instituições. Estamos no bom caminho para mantermos na lista dos países com o maior nível de vacinação no mundo.

Ministério da Saúde, através do Programa Alargado de Vacinação (PAV) fez o lançamento da vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos contra a COVID-19 (Vacina da Pfizer pediátrico). A vacinação está decorrer nas escolas e jardins infantis e nos centros de saúde. O objetivo desta vacinação é prevenir e controlar a propagação do COVID-19 através da vacinação e imunização em indivíduos com idade compreendida entre 5 a 11 anos de idade. É também proteger a família – incluindo irmãos que ainda não são elegíveis para vacinação e membros da família que podem estar em maior risco de ficarem muito doentes se estiverem infetados, bem como ajudar a desacelerar a disseminação da COVID-19 na comunidade.

Artigos Relacionados