Ulisses Correia e Silva apresentou hoje Plano de Desconfinamento

O Primeiro-ministro anunciou esta manhã, numa declaração ao país, que o Governo aprovou um plano de desconfinamento, levantando assim as restrições impostas pelo Estado de Emergência de forma programada e calendarizada. Ulisses Correia e Silva avançou que as restrições relacionadas com a limitação do horário de funcionamento dos restaurantes, fixada até às 21 horas, são levantadas no dia 1 de Junho, em todo o território nacional. As ligações aéreas inter ilhas serão retomadas a partir de 30 de Junho, incluindo Santiago, enquanto que as ligações marítimas para o transporte de passageiros, com origem e destino na Boa Vista, são retomadas a partir de segunda-feira, dia 1 de Junho. Já as ligações marítimas para o transporte de passageiros, com origem e destino em Santiago, são retomadas a partir do dia 30 de Junho.

Em relação aos eventos culturais e desportivos como festas, festivais e jogos das diversas modalidades, conforme o Primeiro-ministro, serão retomados no dia 1 de outubro, indicando que serão continuadas, na cidade da Praia, a massificação da realização de testes rápidos e testes laboratoriais e o reforço da fiscalização e da sensibilização comunitária.

Ulisses Correia e Silva avançou ainda que são definidas normas e procedimentos permanentes de segurança sanitária a cumprir nos restaurantes, bares, hotéis, lojas, ginásios, academias, escolas de prática desportiva, museus, centros culturais, eventos desportivos e culturais; em visitas em lares e centros de idosos, hospitais, estabelecimentos prisionais, entre outros setores e atividades. E, na mesma linha, anunciou a criação de um quadro de incentivos para apoiar as empresas e outras organizações privadas no esforço de adaptação da sua atividade às novas exigências e normas impostas no Plano de Desconfinamento.

Ainda será aprovada, no início da próxima semana, uma Resolução que cria as condições para a implementação de uma plataforma digital de rastreio de casos positivos de COVID-19.

O Primeiro-ministro disse estar bem consciente da dimensão do passo que o nosso país está a dar com a entrada na fase de desconfinamento. “Menos restrições representa mais riscos e mais responsabilidade exigida a todos. Com a retoma da atividade social e da mobilidade e circulação de pessoas entre as ilhas, existem riscos de circulação do vírus e de contágios. Em nenhum país do mundo estes riscos são zero. Em Cabo Verde também não são. Por isso, a melhor postura é continuar alerta, vigilante, previr e cuidar”, apontou, reafirmando que a disciplina e cumprimento de regras vão continuar a ser necessários para “podermos conviver com o vírus, com menor risco possível. Novas rotinas da vida individual e social vão ser necessárias como o uso de máscaras, a higienização, a lavagem das mãos e o distanciamento físico”.

A linha de informação gratuita 800 11 12, destinada à prestação de informação e assistência aos cidadãos sobre a COVID-19, vai manter-se em funcionamento, garantiu Correia e Silva, apelando a todos os cabo-verdianos, em todas as ilhas, todas as organizações empresariais, sociais, culturais, desportivas, comunitárias, religiosas a continuarem “o bom combate contra a COVID-19”.

Por outro lado, o Governo tudo “está fazendo e tudo fará para que o país ganhe esta guerra contra a COVID-19 em todas as frentes, custe o que custar, leve mais ou menos tempo”.

Na declaração ao país, o Primeiro-ministro também reconheceu o grande desempenho dos profissionais da saúde, da proteção civil, da polícia nacional, das forças armadas, da comunicação social; câmaras municipais, empresas, Cruz Vermelha, associações, voluntários, organizações não governamentais e confissões religiosas; parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde e a Diáspora. “A todos os cabo-verdianos, em todas as ilhas e na diáspora, o nosso muito obrigado pela confiança e pela boa participação neste combate contra a COVI-19”, afirmou, saudando Santiago pelo fim do estado de emergência.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados