Correção dos dados COVID19 – São Vicente

O Ministério da Saúde e da Segurança Social informa que, na sequência do primeiro caso confirmado e notificado de COVID-19, em S. Vicente, no dia 03 de Abril, encetou um conjunto de ações de investigação epidemiológica, para descobrir a origem dessa primeira infeção na ilha.

Essas ações incluíram a realização de testes PCR-RT aos contatos próximos, para a pesquisa do vírus SARS-CoV-2 que se revelaram negativos, o que é normal e esperado em caso de infeção passada. E para melhor entendimento da situação epidemiológica do caso, recorreu-se a pesquisa de anticorpos nos familiares da doente, através do teste serológico indicando que os mesmos tiveram contato com o vírus.

Na sequência da análise retrospetiva do caso, o Ministério da Saúde e da Segurança Social optou por inclui-los na estatística da epidemia da COVID-19 como sendo casos positivos, mas recuperados.

Em nome da transparência e da obrigação de esclarecer e informar os cabo-verdianos sobre esta epidemia da COVID-19, o Ministério da Saúde e da Segurança Social garante a sua firme determinação de continuar essa postura.

#COVID19
#COVID19_CV
#GovernodeCaboVerde

Artigos Relacionados