O Ministério da Saúde e da Segurança Social está a ultimar os preparativos para o início da vacinação contra a covid-19 arrancar no dia 19 de março, assim como previsto. O ato de lançamento da vacina será nesta quinta-feira 18 de março, e no dia seguinte, 19 de março, os profissionais de saúde de todos o país começarão a ser vacinados.
Conforme o plano de vacinação, o Ministério da Saúde definiu que a vacinação será realizada por fases, sendo que os primeiros grupos a serem vacinados são os profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à pandemia da covid-19. Segundo o Ministro Arlindo do Rosário os profissionais de saúde irão receber a vacina da Pfizer.
Existem outros grupos de pessoas que foram priorizados para vacinação, a seguir aos profissionais de saúde, a saber doentes crónicos (hipertensos e diabéticos), pessoas com mais de 60 anos de idade, profissionais hoteleiros e ligados ao turismo, profissionais dos portos e aeroportos, professores e profissionais de apoio nas escolas, polícia nacional, Forças Armadas, e Profissionais de Proteção Civil e Bombeiros. De acordo com o Diretor Nacional da Saúde, este processo de vacinação será conduzido conforme a disponibilidade das vacinas.
O Programa Alargado de Vacinação da Direção Nacional da Saúde tem estado a realizar a formação dos vacinadores a nível nacional e é a entidade que está a conduzir o processo de distribuição das vacinas para as diferentes estruturas de saúde, como o apoio da Embaixada do Estados Unidos em Cabo Verde que disponibilizou um avião para apoiar na distribuição das vacinas para as ilhas.
O Instituto Nacional de Saúde Pública iniciou um conjunto de sessões de informação, educação e comunicação dirigida Organizações chave no processo de comunicação de risco como Organizações não governamentais, jornalistas e profissionais de saúde e a elaboração de material radiográfico.