Os dados do balanço epidemiológico semanal apontam para uma evolução com tendência estacionária com uma pequena descida do número de novos casos, segundo o Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia, que falava hoje durante a conferência de imprensa diária sobre evolução da Covid-19 em Cabo Verde.
De modo geral registou-se um número crescente de doentes recuperados (representando cerca de 40%) e uma diminuição do número de pessoas em quarentena e internadas.
A ilha da Boa Vista está sem casos ativos de COVID-19 e nas últimas quatro semanas não tem registado nenhum caso positivo.
A Cidade da Praia registou o pico na semana de 4 a 10 de maio, mas nesta última semana os casos têm-se diminuído.
Os dados diários para o dia de hoje apontam para:
Casos suspeitos: 6 sendo 3 na Praia, 2 em Tarrafal e 1 na Boa Vista;
Casos confirmados: 10 todos na Praia;
Pessoas internadas: 227 sendo 33 no Hospital da Trindade, 1 no Tarrafal, 2 em Santa Cruz e 191 na Praia;
Recuperados: 155 dos quais 98 na Praia, 53 na Boa Vista, 3 em São Vicente e 1 no Tarrafal;
Pessoas em quarentena: 309 sendo 266 na Praia, 18 em Santa Cruz, 2 no Tarrafal, 8 em São Domingos, 15 em São Vicente.
A cidade da Praia tem registado até o momento uma taxa de 83% de todos os casos positivos.
Segundo Artur Correia, os bairros do concelho da Praia que registaram maior número de casos de covid19 são Vila Nova, Ponta d’Agua, Lém Cachorro, Achada Santo António, Achada Grande Frente e Eugénio Lima.
De realçar que o Diretor Nacional de Saúde, enalteceu o trabalho intensificado de realização de testes rápidos, que tem sido feito no terreno nesses dias, principalmente nos bairros mais críticos, e defendeu que o engajamento da população e responsabilidade da sociedade civil, em geral, são atitudes cruciais para se debelar a evolução da epidemia na Praia e obter resultados satisfatórios.