Conferência de imprensa diária sobre COVID19 – 27 de maio de 2020.

Durante o encontro habitual dos dirigentes da saúde com a imprensa para o balanço e a partilha dos dados de covid19 no país, o Diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças da DNS, Jorge Noel Barreto e a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima comunicaram o seguinte:  

O laboratório de virologia não tem apresentado os resultados dos testes realizados por cauda de um problema técnico detetado no dia 25 de maio. Segundo a Presidente do INSP “alguns testes PCR estão deteriorados”, mas que o INSP está a tudo fazer para que o problema seja resolvido nas próximas 48 ou 72 horas, afirmando que os kits já foram adquiridos e devem chegar o país no mais curto período de tempo.

Neste momento segundo Maria da Luz Lima, estão mais de 200 amostras a espera para serem testadas, no laboratório de virologia sendo da Praia, são Vicente e da Boa Vista.

A presidente do INSP esclareceu que o tempo de vida das amostras podem durar até 5 dias no frigorifico e  após esse período deve ser acondicionado num menos 80 onde pode ficar por vários anos.

Por sua vez, o Diretor dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto, avançou que foram registados:

Casos suspeitos: 4 sendo todos na Cidade da Praia.

Pessoas internadas: 229 sendo 226 na Praia, 1 no Tarrafal e 2 em Santa Cruz.

Numero de Obitos: ontem registou-se mais 1 obito, de uma pessoa de 55 anos que tinha outra comorbidade.

Recuperados: 155 sendo a a maioria na Praia.

Resumidamente tem 390 casos acumulados de Covid-19, e 4 óbitos em todo o país sendo que a Praia com 83%.

Em relação ao atendimento psicológico: 56 nos últimos dias sendo que os principais motivos foram ansiedade, stress e medo.

O Diretor do Serviços de Prevenção e contro de Doenças informou também que os testes rápidos estão a ser aplicados em diferentes bairros da capital, desde do dia 18 de maio, sendo que segundo avançou só na segunda-feira última foram realizados 756 testes, nos bairros de Achada de Santo António, Palmarejo, Tira-Chapéu, entre outros, dos quais foram identificados 13 resultados positivos, que estão a espera do resultado do teste de PCR.

Na terça-feira, 26, os bairros contemplados foram Várzea, Tira-Chapéu, Bela Vista e Terra Branca onde aplicou-se um total de 1227 testes rápidos, dos quais 19 deram positivos todos a espera de serem confirmados pelo teste PCR.

Em relação a aplicação do teste rápido para pesquisa de anticorpos se der negativo não significa que a pessoa está livre do vírus pelo que as medidas de prevenção devem ser continuadas sempre.

Jorge Barreto comunicou também que neste momento existem 2 pacientes internados no Hospital Agostinho Neto a receber cuidados diferenciados, dos quais um senhor de 80 anos, com outras comorbidades.

Questão de amostra de cadeia de são martinho, informou que as pessoas que tiveram testes rápidos positivos foram 12 e todos foram testados pelo teste de PCR cujos resultados derma todos negativos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados