Conferência de imprensa diária sobre COVID19 – 31 de maio de 2020.

Ilha do Sal com confirmação do primeiro caso positivo de covid19.

O Diretor dos Serviços de Controlo e Prevenção de Doenças, Jorge Noel Barreto confirmou hoje que a ilha do Sal regista o seu primeiro caso positivo de covid19, sendo da grávida evacuada para São Vicente, cujo teste PCR deu resultado positivo.

Amostras analisadas: 117

Casos positivos: 14 sendo 12 na Praia, 1 em Tarrafal de Santiago e 1 em São Vicente importando da Ilha do Sal.

O país contabiliza neste momento um total de 435 casos acumulados, 193 recuperados e 4 óbitos.

Os doentes com infeção ativa continuam em isolamento e com evolução favorável, com excepção de um doente que se encontra em estado critico.

Informou que os familiares do caso positivo na ilha do Sal, realizaram o teste rápido que deram resultados negativos e agora estão a aguardar os resultados do teste PCR e que todos os contactos deste caso tanto na ilha do Sal como na ilha de São Nicolau estão sendo investigados.

Instado a falar sobre a possibilidade de se aplicar os testes rápidos em todas as ilhas, Jorge Noel Barreto avançou que apesar das dificuldades no mercado internacional para aquisição dos materiais e equipamentos, neste momento há testes rápidos em todas as delegacias de saúde.

Em relação as pessoas que trabalham em espaços muito pequenos, face a situação de pandemia, este dirigente do Ministério da Saúde disse que diante das medidas que foram anunciadas pelo governo, as instituições e empresas devem planear e equacionar as questões de distanciamento físico e higienização das mãos, como medidas de prevenção contra a covid19.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados