Conferência de Imprensa diário sobre a evolução da COVID19 – 01 de maio 2020

Cabo Verde regista a segunda vitima mortal devido à COVID19, anunciou hoje, 01 de maio, o Diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças Prioritárias, Jorge Noel Barreto.

Trata-se de uma senhora de 90 anos que foi diagnosticado hoje com COVID-19, e que infelizmente veio a falecer nesta tarde, no Hospital Dr. Agostinho Neto.

Anunciou ainda que, das 149 amostras analisadas no laboratório de virologia, nas últimas 24 horas, foram para além desta senhora de 90 anos, registado como positivo um jovem, também da Cidade da Praia.

Ao todo foram registados hoje 2 casos positivos de covid19, todos da Praia.

Das 149 amostras analisadas:
• 85 são da Cidade da Praia
• 59 da ilha da Boa Vista
• E 5 de São Lourenço dos Órgãos

Casos suspeitos: 4 sendo 2 da Praia e 2 de Sta. Catarina de Santiago.

Pessoas em quarentena: 441 sendo 307 na Praia, 15 em Santa Catarina de Santiago, 54 no Tarrafal de Santiago, 5 em São Filipe Fogo e 24 em São Vicente.

Particularmente na ilha da Boa Vista, conforme Barreto, tendo em conta os resultados laboratoriais de controlo, 14 pessoas já recebera alta, ficando somente 38 doentes internados.

A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima respondendo a questão dos jornalistas sobre o país ter mais condições de fazer o diagnostico de covid19 nas outras ilhas, disse que existe uma equipa técnica que está a trabalhar neste sentido e que o mesmo depende além dos equipamentos mas de outros aspectos logísticos e condições que devem ser criados. Também salientou o papel importante que os técnicos dos laboratórios tem neste processo de combate a pandemia, endereçando um meritório reconhecimento a todos os profissionais de laboratórios em geral.

Para mais informações assista ao vídeo neste link: https://web.facebook.com/ministeriodasaude.cv/videos/548699936068725/

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados