MSSS recebe donativo de 800 testes rápidos de covid19 do Grupo Impar Seguros

O Ministério da Saúde e da Segurança Social recebeu hoje 02 de maio, na cidade da Praia, uma doação de 800 testes rápidos de COVID19 do Grupo Impar Seguros. Trata-se de uma segunda doação desta empresa nacional feita as autoridades nacionais totalizando em 1600 testes rápidos de COVID19, sendo que já tinha feito uma doação na mesma quantidade para ilha de São Vicente. Estiveram presentes nesta ação o Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia, a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima e o PCA do BCN e Administrador do Grupo Impar, Paulo Lima.

Para o Diretor Nacional de Saúde este gesto do Grupo Impar é muito importante e pedagógico e vem apoiar as capacidades nacionais em termos de testes rápidos que vai permitir fazer investigação e esclarecer diagnóstico, com tem acontecido em específico no caso de uma localidade da Boa vista onde foi possível recolher informações importantes para tomada de decisões neste processo de prevenção e combate ao novo coronavírus.

“É um instrumento complementar aos testes que vem sendo feitos e trazem informações importantíssimos para tomada de decisões e esclarecimento de certas linhas de investigação” disse.

Servem para detetar a presença de anticorpos em seres humanos para saber se a pessoa esteve ou não em contacto com o vírus e ainda podem ser utilizados para realização de estudos comunitários na Praia e nas outras ilhas onde não tem-se registado casos positivos, avançou Artur Correia salientando ainda, que estes testes dão o resultado no tempo médio de 15 minutos.

Para o PCA do BCN e Administrador do Grupo Impar, Paulo Lima, o seu grupo está engajado na colaboração com as autoridades no controlo desta situação de pandemia. Falou que apesar de ser um produto com muita procura no mercado internacional, contaram com o apoio de outras empresas nacionais como a Infarma e conseguiram ter este teste em tempo record em Cabo Verde.

Questionado se há possibilidade de ter mais donativos deste tipo, Paulo Lima, considerou que o compromisso do Grupo Impar e do BCN é de continuar a olhar para os problemas de Cabo Verde e dentro do âmbito das suas atuações poder contribuir para a resolução dos mesmos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Artigos Relacionados